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27 de dezembro de 2011

Hospital de Emergência e Trauma tem atendimento personalizado



Com o objetivo de proporcionar um acolhimento mais humano e contribuir para o bem-estar social do paciente e da família que o acompanha, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena tem como diferencial o atendimento personalizado do Serviço Social.

A assistência social atua nas áreas de acolhimento, visitação, UTIs, pediatria, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e nos setores de urgência e emergência, além de conscientizar pacientes, familiares e acompanhantes sobre as rotinas e normas do hospital e a atuação na liberação do usuário após o atendimento médico, com providências de transporte e comunicação.

O setor também é responsável por orientar quanto a benefícios, seguros e questões trabalhistas, realizando encaminhamentos aos Conselhos Tutelares, Curadorias, Centro de Valorização a Vida e outras instituições que contribuem para a continuidade do tratamento do paciente. “O acolhimento e o esclarecimento fazem toda a diferença para quem está passando por um momento difícil”, destacou Francisca Neuma Ribeiro, coordenadora do setor de Serviço Social.

De acordo com a coordenadora, o papel da assistência social dentro do hospital é mais do que um aconselhamento, tendo em vista que os profissionais são treinados para humanizar todas as situações. “Sabemos que a doença fragiliza física e emocionalmente o paciente, amigos e familiares, e precisamos lidar com essa fragilidade. Por isso nos colocamos no lugar do paciente. Somos o elo entre o paciente, a família e o hospital”, explica.

Atualmente o Hospital de Emergência e Trauma dispõe de uma equipe de 32 assistentes sociais, trabalhando 24 horas por dia. O setor de assistência da unidade de saúde realiza, em média, 200 atendimentos por dia.