João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Belém de Brejo do Cruz é referência em Saúde no Alto Sertão

quinta-feira, 25 de julho de 2013 - 10:41 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

A estudante Maria Beatriz Andrade não planejou o nascimento do filho, o pequeno Breno Guilherme. Ele nasceu prematuro, de parto normal, mas graças ao hospital de Belém de Brejo do Cruz o procedimento ocorreu de forma segura e eficiente. Mãe de primeira viagem, Maria observa que, em outros anos, teria sofrido, já que até pouco tempo, as gestantes tinham que recorrer a outras cidades pois o serviço não existia no município. “Com o nascimento do meu bebê, na cidade onde moro, não precisei me deslocar e o melhor de tudo é que minha família fica próxima e pode nos dar um suporte maior”, comemorou.

Com mais de 9 mil atendimentos em apenas quatro meses, o Hospital Geral Dr. Germano Lacerda da Cunha tornou-se referência em saúde no Alto Sertão do Estado. De acordo com os dados, desde que foi inaugurada, em fevereiro deste ano, a unidade de saúde prestou atendimento a mais de 9 mil pessoas.

Segundo o relatório apresentado pelo diretor do hospital, Germano Filho, somente em consultas ambulatoriais que incluem aferição de pressão arterial, inalação e nebulização, retirada de pontos e outros procedimentos foram 9.834 atendimentos e 463 internamentos.

O hospital conta com leitos de clínica cirúrgica, clínica médica, pediatria, obstetrícia, observação de adultos e pediatria, além de um bloco cirúrgico com sala de cirurgia, dois leitos de recuperação anestésica e dois quartos de pré-parto, parto e puerpério. A unidade ainda conta com laboratório e serviço de raio X e presta atendimento em diversas especialidades como endoscopia, ultrassonografia, dermatologia, ecocardiograma, eletrocardiograma, fisioterapia e odontologia beneficiando cerca de 20 mil pessoas da região.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, a abertura do Hospital de Belém do Brejo do Cruz demonstra o compromisso do Governo com a saúde do povo paraibano. “Os investimentos estão acontecendo em todas as cidades e regiões. Nossa intenção é dotar o Estado com uma rede de saúde equipada e com profissionais qualificados para prestar atendimento especializado com profissionalismo e, acima de tudo, humanizado e é justamente isso o que vem acontecendo em toda a Paraíba”, destacou o secretário.

A gerente executiva de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Patrícia Assunção, reforça que a região de Belém de Brejo do Cruz tem um serviço com total estrutura para o cuidado em saúde. O hospital também funciona como porta de entrada para atendimento de emergência, estabilização de pacientes, além de realizar internações hospitalares de média complexidade. “Dentro do seu perfil assistencial, o Hospital se propõe a absorver a demanda em cirurgias eletivas de diversas especialidades cirúrgicas para a população da sua área de abrangência, resultando em otimização de sua capacidade, redução de encaminhamentos desnecessários e a sobrecarga de outros serviços de maior complexidade”, explicou Patrícia.

Ela ainda disse que foi de extrema importância a abertura de um hospital geral na Região, sob gestão e gerência do município de Belém do Brejo do Cruz, para estruturação da Rede de Atenção e Cuidado na Região. Por dispor do serviço de obstetrícia, o hospital é Ponto de Atenção da Rede Cegonha e contribui também no processo de estruturação da Rede de Urgência e Emergência.

Primeira cesariana – O Hospital de Belém do Brejo do Cruz realizou, em março deste ano, a primeira cirurgia cesariana desde que o município foi criado em 22 de dezembro de 1961. Há mais de 10 anos, uma criança não nascia no município, uma vez que todos os partos eram realizados nas cidades de São Bento, Catolé do Rocha e Patos.