Fale Conosco

6 de março de 2015

Hospital Clementino Fraga realiza semana de ações em homenagem à mulher



O Hospital de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado inicia, a partir da próxima segunda-feira (9), uma série de ações e atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado neste domingo (8).

A diretora administrativa do Clementino Fraga, Shirley Jucá, disse que comemorar o Dia Internacional da Mulher é de fundamental importância haja vista que a cada dia ela está conseguindo seu espaço no mercado de trabalho praticamente em ‘pé de igualdade’ com o homem sem esquecer, no entanto, o seu compromisso, a dedicação e a atenção para  com a família. “A cada dia a mulher está conquistando novos horizontes e traçando caminhos que antes eram exclusivos dos homens, levando-se em conta a competência e o dinamismo  com que elas desempenham suas funções no mercado de trabalho”,  destacou.

A diretora geral do Hospital, Adriana Teixeira, explicou que  a unidade de saúde tem 85% dos seus cargos ocupados por mulheres e apenas 15% por homens. De acordo com ela, no livro “Microtendências”, o analista Mark J. Penn deixa  alguns dados que merecem atenção  como por exemplo: As mulheres estão à beira de dominar as profissões baseadas nas palavras, como jornalismo, Direito, marketing e comunicações; Nas relações públicas – a arte de ajudar as pessoas a exprimirem-se da forma mais correta -, as mulheres perfazem 70 % do ramo, um aumento face aos 30% dos anos 70. Desde 1970, o número de mulheres advogadas na América cresceu 2900% e cada vez mais mulheres estão a escolher trabalhos que exigem bastante força física; vão desde atletas a primeiros – socorros, trabalhadores da construção e até soldados.

De acordo com ela, à medida que as mulheres continuam a ganhar mais poder e influência como empreendedoras e gestoras, começa a criar-se um sentimento de maior equidade no meio empresarial. “As mulheres são mais respeitadas hoje, e o respeito é algo pelo qual têm lutado há muito tempo. A mulher não foi feita a partir da cabeça do homem para o governar, nem a partir dos seus pés para ser pisada por ele, mas do seu lado para ser igual a ele”, comentou.

Programação: De acordo com a programação elaborada pelo Setor de Eventos, as atividades  começam ao meio dia da segunda-feira  com almoço  ao som de músicas especiais alusivas ao tema.   Às 15h,  acontecerá  um  culto com pastor Tarcísio Rodrigues e pastora Suely Trigueiro.

A programação tem continuidade às 10h da terça-feira (10)   com a palestra sobre o tema: O Papel da Mulher na Sociedade e a luta pela Igualdade de Gênero, com Walquíria Alencar. Logo em seguida, acontecerá um  Coffee Break, Voz e Violão ao Vivo com Abraão de Morais e entrega de lembrancinhas.

Na quarta-feira (11), a partir das 8h, será realizado  o “Dia de Beleza”  para as pacientes internas, com o cabeleireiro Fafá. No dia 12, também terá o “Dia da Beleza Mary Key” para as funcionárias do complexo. O encerramento da semana dedicado à mulher será na sexta-feira (13), a partir das 9h, com apresentação da Roda de Capoeira só com mulheres e do Grupo Companhia da Saúde e do Sorriso.