João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Clementino Fraga faz ação sobre hanseníase

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 - 18:54 - Fotos:  Walter Rafael

Uma equipe do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esteve nesta quarta-feira (21) à tarde na feira do Mercado Público de Jaguaribe, na capital, abordando feirantes e consumidores sobre a hanseníase, com foco no diagnóstico precoce; o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a cura.

A ação teve como base a campanha nacional lançada nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, que terá como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento que é ofertado de graça no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha consiste em peças eletrônicas para a televisão e o rádio, além de peças gráficas, como cartazes, para serem distribuídos para agentes de saúde, profissionais de saúde, líderes comunitários e expostos em ônibus.

O vigilante Raimundo Nonato, de 57 anos, sabe bem o que é a doença. Ele cuidou do pai que fez o tratamento durante seis meses e ficou curado. “Este trabalho de esclarecimento sobre a hanseníase é muito importante porque as pessoas precisam entender que a doença tem cura, mas é importante que o diagnóstico aconteça logo para não haver nenhuma sequela”, falou.

Na terça-feira (20), foi feita a mesma mobilização no trem, nos trechos entre Santa Rita/João Pessoa/Cabedelo, onde, além da entrega de material informativo, houve a identificação de um caso da doença, encaminhado para o Clementino Fraga. “Durante as ações, nossa equipe, composta por enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, aborda as pessoas com o olhar clínico. Dessa forma, é possível perceber sinais e sintomas da hanseníase e fazer o encaminhamento para os serviços onde são realizados o diagnóstico e tratamento, gratuitamente”, explicou a coordenadora da equipe multiprofissional do “Programa Clementino Itinerante”, Cícera Magroski.

A programação segue nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no próprio Hospital Clementino Fraga, com a exibição de vídeos educativos na recepção e reunião do grupo de auto-ajuda, respectivamente.