Fale Conosco

18 de abril de 2016

Hospital Arlinda Marques promove palestras sobre saúde do trabalhador



O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza nesta terça-feira (19) uma série de palestras alusivas ao “Abril Verde” que tem o objetivo chamar a atenção sobre a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O verde foi escolhido porque é a cor da segurança no calendário nacional. As palestras serão voltadas a todos os funcionários da unidade de saúde.

O evento, que começa às 9h30, é uma parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB).  “O Mês de Abril foi escolhido, porque no dia 28 é celebrado o Dia Mundial em memória às Vítimas de Acidentes e adoecimento no Trabalho”, explicou a enfermeira Sibely Pereira, coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Arlinda Marques. Segundo ela, as palestras serão educativas com temas voltados à promoção da saúde do trabalhador e prevenção de acidentes.

Ela afirmou que o movimento Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta a temática de saúde e segurança do trabalhador, com o intuito de reduzir os índices de acidentes doenças e mortes relacionadas ao trabalho.

“Assim, o Abril Verde busca promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro do ambiente de trabalho. O Movimento Nasce com a proposta de relembrar o marco na história. Em 1969, uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A OIT, desde 2003, dedica a data à reflexão sobre segurança e saúde do trabalhador, e desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei n 11.121”, comentou a enfermeira.

Os temas das palestras são: ‘Saúde do Trabalhador: direito do cidadão’ a ser proferida pelo advogado  Diego Gonçalves;  ‘Acidente de Trabalho por exposição a material biológico’, que será ministrada  pelo coordenador do Cerest Regional  Kleber José e por último a coordenadora estadual  do Cerest-PB, Celeida Barros, vai falar sobre ‘Trabalho Infantil’, encerrando a programação com o um coffee break.