João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Arlinda Marques promove palestra e passa a integrar Projeto Antitabagismo

quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 15:49 - Fotos: 

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, passa a integrar o Projeto Antitabagismo do Ministério da Saúde. As ações de caráter preventivo e educativo serão coordenadas pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do hospital, em parceria com o Centro de Atenção Integral a Saúde (CAIS) do bairro de Jaguaribe.

Na manhã desta quarta-feira (20), a psicóloga Eliane Rafael e a enfermeira Luciana Martins Couto proferiram uma palestra motivacional relacionada ao tabagismo para os funcionários fumantes tendo como enfoque a orientação e o auxílio para as pessoas pararem de fumar, bem como mostrar os malefícios provocados pelo tabagismo e o tratamento através da medicina preventiva.

Para o diretor geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, ações como essas são importantes, principalmente dentro de uma unidade de saúde. “É do conhecimento de todos os males que o cigarro causa na vida de uma pessoa e o Arlinda Marques não poderia deixar de fazer parte deste programa e com isso dar a sua contribuição para que os servidores fumantes possam abandonar o vício e passar a ter uma vida mais saudável”, destacou o diretor.

De acordo com a enfermeira do Trabalho e coordenadora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Arlinda Marques, Sibely Pereira, a partir agora as pessoas interessadas em deixar de fumar poderão participar das reuniões mensais e receber acompanhamento clínico dos médicos que integram o Programa Antitabagismo do Cais.

Fumante desde os 13 anos, Israel Nunes, 54, trabalha no ambulatório do Arlinda Marques. Ele disse que durante esse período só conseguiu ficar dois anos sem fumar, mas que agora, vai tentar deixar o vício de uma vez por todas. Outro fumante, que pediu para não ser identificado contou que fuma desde os 16 anos de idade e hoje está com 40 anos. “Já fiz várias tentativas, mas não consegui largar o vício e agora vou tentar mais uma vez e espero conseguir deixar o cigarro de uma vez por todas”, destacou.

Dados - De acordo com dados fornecidos pelo Núcleo de Doenças e Agravos não transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, (SES). A Paraíba tem hoje uma população de 3.943.885 pessoas e desse total 11,5% são fumantes o que corresponde a 453.546 pessoas. Ainda segundo os dados, desde o ano passado até agora, 528 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão na Paraíba.

Sobre o projeto - O projeto Antitabagismo do Ministério da Saúde integra o Programa Mudança de Hábito & Estilo de Vida e tem como objetivo estimular a prática de hábitos de vida saudáveis.