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Hospital Arlinda Marques promove oficina de humanização e acolhimento para o pessoal do apoio

sexta-feira, 15 de julho de 2016 - 16:50 - Fotos: 

Sempre preocupado em oferecer um atendimento cada vez melhor aos usuários, o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, vem promovendo capacitações para todos os servidores. Esta semana, durante dois dias, foi realizada mais uma oficina com o tema: “Humanização com Excelência no Atendimento”. A ação, que foi direcionada para os profissionais do apoio, é um trabalho conjunto entre o Grupo de Trabalho  de Humanização (GTH), Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP), Ouvidoria e Brinquedoteca.

Ao fazer a abertura oficial da oficina, o diretor geral do hospital, Cláudio Teixeira Regis, destacou a importância da humanização e do acolhimento principalmente em um ambiente de saúde.  “Qualquer pessoa gosta de ser bem recebida em qualquer lugar que chegar e no caso do Arlinda Marques, o usuário já chega preocupado com a saúde do seu filho, então nada mais humano e mais justo do que receber e tratar  bem essa pessoa com carinho, respeito e atenção”, comentou o diretor.

“Estamos adotando altos padrões de qualidade no tratamento e atenção. Isso faz parte dos nossos exercícios diários com nossos colaboradores e está refletindo direto na atenção ao usuário que vem ao Arlinda para a prestação de serviços da saúde. Entendemos que informação com mais treinamento vamos garantir capacitação e satisfação ao corpo de Servidores do Arlinda Marques”, disse Angélica Costa, diretora administrativa.

O objetivo da oficina foi explicar o significado e como é realizado o atendimento humanizado bem como orientar e  atender com excelência os usuários.  E como ocorrem os estágios e as residências no Complexo, o pessoal do apoio também recebeu orientações sobre os cuidados que devem ser adotados para não deixar que  pessoas estranhas adentrem ao hospital,  como também  mostrar para esses profissionais  o quanto é importante o trabalho desenvolvido por eles. Durante a oficina foram apresentados vídeos de otimismo e motivação com trabalhos em grupo e dramatização.

“Sabemos o quanto importante são as relações interpessoais entre os profissionais e usuários e por isso estamos promovendo estas oficinas visando melhorar o atendimento  e o acolhimento as pessoas que diariamente nos procuram em busca de assistência médica com qualidade e eficiência”, comentou a assistente social  Graça Targino, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do Arlinda Marques, ao destacar que o acolhimento é trabalhado durante a abordagem aos usuários.

Implantada desde 2004, a Política Nacional de Humanização do Complexo de Pediatria Arlinda Marques tem contribuído para aumentar a autoestima e a recuperação dos pacientes internos e dos seus familiares. Com a implantação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) houve uma melhora substancial no atendimento aos pacientes que se sentem mais acolhidos. A Política Nacional de Humanização no Ambiente Hospitalar tem como objetivo contribuir para o crescimento da instituição visando um atendimento com qualidade e humanizado.

Um pouco mais sobre a PNH - A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003. Em sua estrutura interna, objetiva efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia protagonismo dos sujeitos que vem para contribuir para que se consiga reorganizar o sistema a partir da sua consolidação e visa assegurar a atenção integral à população como estratégia de ampliação do direito e cidadania das pessoas.