Fale Conosco

10 de novembro de 2017

Hospital Arlinda Marques promove Encontro Integrado das Residências  Médicas



O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, promove nos próximos dias 13 e 14 o   IV Encontro Científico Integrado das Residências Médicas em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança. O evento será realizado na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa.

O encontro, que tem como tema “Atualização no Cuidado em Pediatria sob o Olhar Interdisciplinar”   tem o objetivo de integrar as Residências, os profissionais do Arlinda Marques e a comunidade em prol do conhecimento em saúde e a capacitação de profissionais e estudantes interessados em ampliar seus conhecimentos científicos em diversas áreas no âmbito da saúde da criança.

De acordo com a programação, durante a manhã do dia 13 acontecerão minicursos com os seguintes temas: “Apoio ao Diagnóstico em Pediatria e Neonatologia: Exames Laborais e de Imagem”; “Ventilação Mecânica e Gasometria em Neonatologia, Pediatria”, “Nutrição Enteral e Parenteral”, “Reanimação Cardiopulmonar em Pediatria e Neonatologia”,  “Atendimento  a Criança e Adolescente em Situação de Violência” e “Shantala”.

A noite, a partir das 19h, acontecerá a abertura oficial do evento e logo em seguida serão discutidos os seguintes temas: “Experiências da Integração Ensino-Serviço no Complexo de Pediatria Arlinda Marques” e “Educação Permanente em Saúde na Modalidade das Residências no SUS”. A programação do dia 13 será encerrada com um coquetel.

A programação da terça-feira, (14), começa às 8h com uma discussão sobre: “Uso Racional de Antibióticos em Pediatria”;  “Alimentação nos Dois Primeiros anos de vida” e uma mesa redonda sobre “Abordagem  Multiprofissional no Autismo”. As atividades serão retomadas à tarde com uma discussão sobre “Cardiopatia na Infância: Quando Suspeitar?”; “Condutas Iniciais para Alterações no Teste do Pezinho” e “Eventos Adversos Pós-Vacinação”.

Ainda durante a tarde serão discutidos; “Alterações no DNPM: quando suspeitar e o que fazer?” e “Garantia do Direito da Criança e do Adolescente: O que os profissionais de saúde  devem saber”. O IV Encontro Científico Integrado das Residências  Médica em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança  será encerrado à noite com um coquetel.