João Pessoa
Feed de Notícias

Arlinda Marques cumpre metas pactuadas e tem nível organizacional de excelência, segundo o MS

sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 11:18 - Fotos: 

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, cumpriu todas as metas pactuadas e tem um nível organizacional de excelência. Este foi o resultado preliminar de uma avaliação realizada esta semana por técnicos do Ministério da Saúde que integram o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (Pnass). O objetivo da visita foi avaliar a gestão e o planejamento do Complexo através do Pnass. A avaliação contou com uma visita ao Hospital e a conferência de documentos e instruções de trabalho que direcionam todo o fluxo operacional dentro do Complexo.

O trabalho foi realizado pelas avaliadoras do Ministério da Saúde, Thereza Simone e Alana Franco.  Também participaram da avaliação o diretor geral, Bruno Leandro Souza; o diretor administrativo, Jaílson Vilberto; diretor técnico, Fabiano Alexandria; gerente do grupo econômico-financeiro, Vanessa Meira, e a secretária Cláudia Queiroz.

As avaliadoras do Ministério da Saúde percorreram todas as dependências do Complexo de Pediatria Arlinda Marques e receberam do diretor técnico, Fabiano de Alexandria, todas as informações sobre o fluxo de atendimento e o objetivo de cada serviço.

“Considero que o Ministério da Saúde, por meio deste programa, acerta ao incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde, além de produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde, incorporar indicadores de produção para avaliação de serviços de saúde, aferir a satisfação dos usuários do SUS e conhecer as condições e relações de trabalho nos estabelecimentos de saúde”, afirmou o diretor geral do Complexo, Bruno Leandro de Souza.

Entre os pontos avaliados pela equipe do MS estavam: contrato entre o estabelecimento e o SUS, alvará sanitário, alvará de funcionamento, programação orçamentária, documento que comprove Cnes (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) atualizado e diploma de formação e especialização para gestão hospitalar ou gestão da saúde de pelo menos um membro da diretoria.

Sobre o Pnass – O Programa tem o objetivo de avaliar as dimensões de estrutura, processo de trabalho, resultados relacionados ao risco e satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido nos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares de todo o país. São avaliados todos os serviços de saúde do Brasil  com tais características que sejam contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivo do Ministério da Saúde, sejam de caráter público ou privado.

A realização da Avaliação do Pnass no Estado da Paraíba está sob a responsabilidade de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo na coordenação geral o professor Luciano Bezerra Gomes, do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB.

A indicação desses pesquisadores foi feita pelo Ministério da Saúde e se deu por ser o mesmo grupo que vem, desde o ano de 2012, realizando também a avaliação dos serviços vinculados ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB). Além dessas instituições, também participa dessa parceria a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que contribui com apoio técnico e logístico para o desenvolvimento das atividades avaliativas previstas.