Fale Conosco

7 de outubro de 2016

Hospital Arlinda Marques adere à campanha Outubro Rosa



O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, também aderiu a Campanha “Outubro Rosa”, que tem, entre seus objetivos,  a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.  A programação foi iniciada na quinta-feira (6) com palestras sobre  o tema como também sobre a prevenção do câncer de mama destinadas a servidoras e acompanhantes.

As atividades terão continuidade na manhã da próxima segunda-feira (10), com  a palestra  “Saúde da Mulher -  Prevenção do Câncer de Mama e Aprendendo o Autoexame das mamas”.  À tarde, as servidores e acompanhantes participarão  de uma ação de beleza com maquiagem e limpeza de pele numa parceria com as empresas  Afins Cosméticos e Mary Kay. Durante todo esse mês, os funcionários estarão usando o laço rosa, símbolo da campanha.

“Apesar de sermos um hospital de atendimento infantil, nada nos impede de nos engajarmos nessa campanha tão nobre, afinal  temos mulheres como servidoras e profissionais de saúde, como também as mães e outros parentes que acompanham os pacientes e, somando a isso,  a causa é mais do  que justa e deve ser abraçada por todos, pois o câncer de mama é uma doença que a cada dia mata dezenas de mulheres no país e  a conscientização sobre as formas de prevenção é hoje uma das grandes armas de combate a esse mal”, destacou o diretor geral do hospital, Cláudio Teixeira Regis.

Dados – De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), este ano foram  registrados 160 óbitos por câncer de mama. Em 2015 foram registrados 244 óbitos por câncer de mama na Paraíba, sendo sua maioria – 129 óbitos – na faixa etária de 50 a 69 anos.

Câncer de Mama – Os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de mama são o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, idade, entre outros aspectos.

O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.

Sobre a Campanha - Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.