João Pessoa
Feed de Notícias

Hospitais da rede estadual realizam festas juninas para pacientes e funcionários

sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 12:36 - Fotos: 

Pacientes, funcionários e visitantes do Hospital de Emergência e Trauma e do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, ambos em João Pessoa, participaram de festividades juninas organizadas por essas casas de saúde na quarta-feira (18).

O ‘Arraiá do Juliano’ começou às 9h e reuniu cerca de 100 pessoas, entre pacientes, ex-pacientes, familiares e funcionários. Pela manhã foi servido um café da manhã para os pacientes do ambulatório e às 14h teve início o forró com trio pé-de-serra, quadrilha junina formada por funcionários e pacientes, grupo da Terceira Idade e comidas típicas.

A diretora geral Alexina Bezerra explica que eventos como este, que promovem a integração entre pacientes e funcionários, são fundamentais no tratamento. “Nós promovemos essa integração na socioterapia. Nossa quadrilha é formada por pacientes e usuários, porque isso faz parte da recuperação. Nosso objetivo é tratar e reintegrar esses pacientes à sociedade, então, é muito importante que haja essa integração entres os funcionários, pacientes e familiares” explicou.

Maria de Lourdes Barros, avó de um paciente, disse que fica feliz em testemunhar o cuidado e carinho que o hospital dispensa aos pacientes e familiares. “Festas como essa são uma alegria para todos nós”, afirmou.

Minha filha trabalha aqui e a cada dia eu percebo o quanto o Juliano Moreira preza, tanto os seus pacientes quanto os funcionários. Isso só faz bem, a gente vê refletido no belo trabalho que vem se desenvolvendo aqui”, conclui Maria Albaniza, mãe de funcionária.

O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira desenvolve outras atividades em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, 7 de Setembro e Natal. “Queremos promover a reinserção social desses pacientes e mostrar que o tratamento não se restringe ao uso de medicamentos, mas também com a promoção de ações psicossociais e terapêuticas. O portador de distúrbio mental merece atenção, respeito e tratamento digno”, concluiu o gerente de ações estratégicas da instituição, Madson Souza.

No Trauma – A festa de São João dos colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena foi realizada no Lar da Providência Carneiro da Cunha, no Bairro dos Estados, às 20h.

É muito importante manter a tradição dos festejos juninos e vivenciar momentos de lazer e descontração, saindo do ambiente de estresse que enfrentamos no dia a dia”, ressaltou o diretor geral do hospital, Marcelo Patrício.

A festa ficou linda e muito animada. Parabéns pela organização. Nestas ocasiões temos a oportunidade de confraternizar com os colegas dos diversos setores, um momento de descontração”, explica a colaboradora Kátia Nadja Xavier.

O Arraial do Trauma teve apresentação de quadrilha junina, casamento matuto e banda de forró pé-de-serra, além de comidas típicas e sorteio de brindes.