Fale Conosco

17 de outubro de 2011

Hortas Orgânicas garantem alimentação saudável e renda extra para agricultor



Com a orientação e assessoramento da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), 22 agricultores familiares de comunidades rurais do município de Passagem, no Sertão paraibano, começaram, há três anos, a implantação de hortas orgânicas comunitárias. O produto garante incremento na renda e alimentação saudável para as famílias.

O trabalho é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, por meio de convênio. São 22 agricultores familiares que trabalham com horta, sendo três na sede do município, oito no Sitio Juá e 11 em Café do Vento. A Emater Paraíba de Passagem acompanha todo o processo de implantação das hortas, fornecendo assistência técnicas aos agricultores familiares beneficiados pelo programa, com visitas quinzenais.

A comercialização dos produtos destina-se, prioritariamente, ao atendimento da demanda proveniente das escolas. A equipe da Secretaria de Educação envia a demanda semanal para os agricultores. Só o excedente semanal é vendido no comércio local. São três escolas que recebem os produtos das hortas: duas municipais e uma estadual.

Três anos após a implantação das hortas, a Emater continua assessorando os produtores, com orientações que vão desde a escolha da cultura a ser plantada até dicas de higiene e comercialização. A auxiliar administrativo do escritório de Passagem Suenia Oliveira da Silva foi a responsável por todo o acompanhamento das hortas, desde a sua implantação, em 2008. A Emater orienta na escolha da variedade a ser plantada, nas dicas de adubação, de controle de pragas e doenças, espaçamento, construção de canteiros, turno de rega, construção de sementeira, época de colheita, orientação sobre transporte etc.

Dependendo da estação do ano, são produzidas várias hortaliças. Coentro, por exemplo, que é sensível ao frio, só é produzida no período quente, mas de maneira geral se produzem alface, melancia, tomate, pimentão, cenoura e couve.