João Pessoa
Feed de Notícias

Homens lideram números de doações de sangue no Hemocentro da Capital

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 15:22 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Hemocentro de João Pessoa tem 229.400 doadores de sangue cadastrados. Desse total, 80% são do sexo masculino. Para chamar atenção desse público, o Hemocentro de João Pessoa iniciou, nesta sexta-feira (9), mais uma campanha de doação de sangue alusiva ao mês dos pais e, logo no início da manhã, muitos homens compareceram para doar sangue.

Entre os doadores estava o funcionário público Sérgio Brandão Sanchez, que mora no Bairro de Cabo Branco, em João Pessoa. Desde 2002, quando chegou a Capital, ele, que faz parte do Grupo Doe Sangue Paraíba, um dos parceiros do Hemocentro, já contabiliza mais 50 doações. “Eu me sinto feliz por saber que todas as vezes que venho aqui estou ajudando a salvar vidas. É um dos nossos deveres enquanto seres humanos aqui na terra”, destacou.

Ele afirmou que sua intenção é continuar com o gesto solidário. “Eu tenho um filho com seis anos e penso nele todas as vezes que venho doar e se um dia ele precisar de sangue que alguém faça esse mesmo gesto que estou fazendo agora, pois sangue não tem substituto, se ele faltar não são realizadas cirurgias e com isso uma ou mais vidas pode ser perdidas”, alertou.

A campanha de doação de sangue alusiva ao mês dos pais vai se estender até o dia 31 de agosto e, segundo a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira, os principais objetivos são parabenizar e agradecer os pais doadores por seus gestos solidários e incentivar a doação de sangue para aumentar e garantir o estoque.

Sandra disse que a sua expectativa é de que os pais que são doadores compareçam ao Hemocentro, durante todo esse mês de agosto, e tragam mais um doador “O ato de doar sangue é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”, comentou a diretora. As pessoas interessadas podem ligar para o telefone (083)-3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

-Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.