João Pessoa
Feed de Notícias

Homem preso tentando fazer prova de habilitação por outro candidato

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 18:11 - Fotos: 
A experiência de uma funcionária do Setor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) impediu que um homem fizesse a prova de legislação de trânsito em nome de outro candidato.

O pernambucano José Roberto Nunes se apresentou no Setor de Habilitação, na sede do Detran no Bairro de Mangabeira, portando documento em nome de Ednaldo José da Silva Filho. Ao passar pela captura das impressões digitais, os dados não bateram com os do candidato.

A funcionária desconfiou e começou a fazer perguntas sobre dados pessoais, até constatar que se tratava de um golpe. Preso em flagrante e levado para a delegacia de Mangabeira, José Roberto confessou que recebera R$ 100,00 para fazer a prova em nome de Ednaldo Filho e colocara uma fotografia dele na carteira de identidade do verdadeiro candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O acusado disse que é trabalhador braçal na cidade do Cabo (PE). Já o candidato que seria beneficiado com o golpe, Ednaldo José Silva Filho, é natural da cidade de Ipojuca, também em Pernambuco. José Roberto estava com mais dois homens que conseguiram fugir. A polícia não sabe se um deles é o próprio Ednaldo, mas encontrou uma carteira de identidade em nome de Josivaldo Capitulino da Silva, natural de Gameleira (PE).

José Roberto será transferido para o Presídio do Róger e deve responder por formação de quadrilha, falsidade ideológica e falsificação de documento público, que é um crime inafiançável.

Segundo o superintendente do Detran, coronel Américo Uchoa, a identificação dos candidatos à Carteira de Nacional de Habilitação pelo processo digital (biometria) “é uma das melhores formas de evitar crimes como o que foi abortado agora graças ao exame”. Ele disse que o Detran vem realizando cursos de capacitação dos funcionários e adotando várias medidas para maior segurança na hora de emitir documentos.

Da Assessoria de Imprensa do Detran-PB