João Pessoa
Feed de Notícias

Hemonúcleo de Patos comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 09:58 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

O Hemonúcleo de Patos está desenvolvendo, durante esta semana, uma programação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo domingo (25). As atividades começaram na segunda-feira (19) com panfletagem nas ruas da cidade para conscientizar a população sobre o ato solidário que salva vidas, além do trabalho de doação de sangue feito com algumas instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal de Educação e Rede Residência, que abraçaram a campanha em prol do estoque de sangue da hemorrede da Paraíba e dos hospitais.

O diretor do Hemonúcleo de Patos, Francisco Marinho, disse que o Governo do Estado está empenhado em oferecer melhores serviços à população e citou o curso de Técnico em Hemoterapia, com funcionários da hemorrede da região, como uma qualificação que fortalece essa intenção. Segundo ele, o trabalho de busca ativa de doadores está sendo intensificado em Patos e nos municípios vizinhos.

De janeiro a outubro deste ano, foram feitas 4.212 doações ao Hemonúcleo de Patos. Dessas, 3.081 foram utilizadas em transfusões. Além dos hospitais locais, Patos fornece sangue para toda a hemorrede, quando há  necessidade. Para que os estoques estejam sempre satisfatórios, é importante que as pessoas doem sangue.

“Nessas campanhas que realizamos nas escolas de Patos e vários municípios, como Brejinho, Santa Luzia, São Mamede, Mãe D’Água, Água Branca e Várzea, sempre suprimos nossa necessidade, mas estamos sempre precisando de doadores. De onde se tira é preciso repor”, explicou Marinho.

A programação em comemoração ao Dia Nacional do Doador será concluída nesta sexta-feira (23), com um café da manhã e distribuição de brindes. Várias empresas patoenses participam como parceiras, contribuindo na doação de brindes e na confecção de material de campanha.