João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro realiza primeira coleta externa do ano

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 - 16:35 - Fotos: 

O Hemocentro de João Pessoa iniciou na manhã desta quarta-feira (7) a série de coleta externa de sangue deste ano. A Unidade Móvel da instituição estará recebendo os doadores até 17h no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. A ação acontecerá todas as quartas-feiras do mês de janeiro, tendo em vista o fluxo considerável de pessoas que passam pela Lagoa e a possibilidade de aumentar o estoque de sangue que tende a baixar nesta época do ano.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Gomes, a campanha visa estimular a população a doar sangue e, consequentemente, melhorar a situação do estoque. “Consideramos este mês crítico por se tratar de período de férias. Muitos doadores viajam e a situação do estoque fica complicada. A intenção da coleta externa é ir até a sociedade em um ponto estratégico, como a Lagoa, e estimular a adesão de novos doadores”, disse.

As doações começaram nas primeiras horas de atividade. “As pessoas se sensibilizam com a causa, questionam, se interessam. Nós passamos as orientações necessárias ao possível doador e, quando verificamos que ele está apto, já iniciamos a doação”, explicou Maria das Neves.

O cobrador de ônibus Francinaldo Vieira de Andrade tem 42 anos e há dez é doador de sangue. “Vi na TV que hoje teria coleta externa na Lagoa e resolvi vir doar. O processo é muito tranquilo e fico feliz por poder ajudar ao próximo com este ato de solidariedade tão simples”.

Quando existe algum detalhe que impeça a doação imediata, os servidores estimulam a ida ao Hemocentro. “Há quem chegue em jejum ou com o uso de alguma medicação. Situações assim impedem que a doação seja realizada imediatamente, mas estimulamos que a pessoa vá, assim que possível, ao Hemocentro realizar a boa ação”, pontuou a assistente social. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 17h.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender à demanda dos hospitais. “Nós fazemos um apelo para que as pessoas compareçam ao Parque Solon de Lucena nas quartas-feiras deste mês e também ao Hemocentro (que funciona de segunda a sábado). Façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular”, disse a diretora.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso

de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para

os homens e de três meses para as mulheres.

Onde doar?

O doador pode se dirigir a qualquer unidade de coleta entre as tantas distribuídas pelo Estado. “Em caso de viagem no período festivo e de férias, basta entrar em contato com a unidade mais próxima e fazer a boa ação”, informou Rosângela Duarte.

- Hemocentros (segunda a sábado, das 7h às 17h)

Hemocentro João Pessoa (3218.7600)

Hemocentro Campina Grande (3310.7130)
- Hemonúcleos (segunda a sexta, das 7h às 13h)

Patos (3423.2180)

Sousa (3522.6364)

Cajazeiras (3531.6687)

Monteiro (3351.2004)

Picuí (3371.2554)

Piancó (4352.2733)

Itabaiana (3281.2640)

Catolé do Rocha (3441.2281)

Princesa Isabel (3457.2938)

Itaporanga (3451.3819)

Guarabira (3271.3610)