João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro realiza coleta externa na Lagoa para garantir estoque de sangue durante o carnaval

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 19:07 - Fotos: 
Dentro da programação da campanha “Folia do Sangue”, que está sendo desenvolvida desde a última segunda-feira (14) com o objetivo de garantir o estoque de sangue para o carnaval, o Hemocentro da Paraíba realizou durante toda o dia desta quarta-feira (16) uma coleta externa no Parque Solon de Lucena (Lagoa). De acordo com a assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Gomes Pereira, a coleta correspondeu às expectativas porque a população atendeu ao apelo do Hemocentro e compareceu para doar sangue.

A unidade móvel do Hemocentro foi instalada no local e começou a atender as pessoas desde às 8h. Durante toda a manhã, a atividade foi animada pela banda de música da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que também convidou as pessoas a doarem sangue. A ação foi encerrada às 16h com a coleta de 50 bolsas de sangue.

A assistente social adiantou que na próxima quarta-feira (23) a coleta acontecerá no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, quando o Hemocentro pretende colher mais 50 bolsas de sangue. “As pessoas que quiserem doar sangue podem procurar o Hemocentro Central, em João Pessoa, a unidade regional, em Campina Grande ou qualquer um dos hemonúcleos espalhados pelo interior do Estado”, afirmou Maria das Neves.

Requisitos – Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não estar tomando remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue.

Campanha – A campanha “Folia do Sangue” foi lançada na manhã de segunda-feira (14) com uma panfletagem das 6h às 8h, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Na terça-feira, (15) a campanha foi lançada no Hemonúcleo de Cajazeiras, e nesta quarta-feira (16), em Catolé do Rocha.

Nesta quinta (17), a campanha será lançada em Patos e sexta-feira (18), em Monteiro. A partir desses quatro locais, a campanha pretende engajar toda a rede formada por 11 hemonúcleos.  O Hemocentro projeta aumentar em cerca de 30% o volume de coletas e, com isso, garantir o estoque para o período de carnaval, quando a demanda de sangue aumenta devido ao grande número de acidentes automobilísticos e outras ocorrências.