João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro realiza capacitação para profissionais de agências transfusionais

quarta-feira, 16 de agosto de 2017 - 10:21 - Fotos:  Secom-PB

O Hemocentro da Paraíba realiza a Primeira Capacitação Técnica para Serviços de Saúde com Agências Transfusionais. O curso, que começou na segunda-feira (14), no Centro de Formação de Recursos Humanos do Estado (Cefor), termina nesta quarta-feira (16), com atividades e vivências práticas que serão realizadas no Hemocentro. Cerca de 100 profissionais, entre biomédicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos em enfermagem e técnicos em hemoterapia participam da capacitação.

Segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, a qualificação dos profissionais envolvidos com o ato da transfusão de sangue em hospitais públicos e privados é fundamental. “A capacitação visa qualificar cada vez mais o ato da transfusão nas Agências Transfusionais conveniadas a Hemorrede Estadual. É importante estabelecer padrões de atendimento e procedimentos para as atividades, seguindo critérios das legislações vigentes preconizadas pelo Ministério da Saúde”, pontuou Luciana Gomes.

Na abertura do curso, a biomédica Danielle Duarte apresentou a história da hemoterapia. Ela destacou que é preciso viver o presente e o futuro pensando como foi o passado para que se possa compreender os atuais processos que garantem a qualidade do sangue e do ato transfusional. “É importante conhecer a história da hemoterapia e o que está sendo feito para melhorar a transfusão”, afirmou.

“Hoje, antes da transfusão realizamos a classificação e a investigação da compatibilidade sanguínea entre doador e receptor, entre outros exames. Antes, não havia este conhecimento então havia casos de morte e complicações pós-transfusionais bem mais do que temos hoje”, complementou Danielle Duarte.

A coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma de Campina Grande, Raquel Montenegro Guedes de Andrade, destacou que a capacitação é indispensável para o aprimoramento das atividades. “O Hemocentro está abrindo espaço para que a gente tenha uma visão melhor do nosso trabalho. O ideal é sempre estar se capacitando, queremos absorver o máximo do curso para colocar em prática no nosso setor de trabalho”, observou.

Para o coordenador da Agência Transfusional do Hospital Regional de Pombal, Giorgio de Sousa Queiroga, a troca de experiências vai colaborar para a melhoria dos serviços. “Queremos aprofundar mais ainda os conhecimentos e conhecer a realidade de toda a Hemorrede. Por sermos uma agência do interior, não tínhamos muito contato com outras agências a não ser as dos municípios de Sousa e de Catolé do Rocha. Esta é uma oportunidade para refinar mais ainda os conhecimentos e tentar trazê-los para nossa realidade”, declarou.

A qualificação e treinamento técnico conta com a participação de profissionais de todos os 14 hospitais públicos e privados da Grande João Pessoa, além de quatro unidades hospitalares de Campina Grande e um hospital do interior do Estado. Todas as unidades hospitalares são conveniadas ao Hemocentro da Paraíba.