Fale Conosco

12 de junho de 2014

Hemocentro promove três campanhas alusivas ao Dia do Doador de Sangue



O Hemocentro de João Pessoa promoverá simultaneamente três campanhas de doação de sangue. A ação acontecerá no próximo sábado (14) quando será lembrado o Dia Internacional do Doador de Sangue. Duas coletas serão organizadas pelo movimento Chicleteiro tem Sangue Bom e pelo gabinete do vereador Eduardo Carneiro (SDD) e acontecerão no próprio Hemocentro. A outra coleta, que tem à frente o movimento DoeSanguePB, acontecerá no Parque Solon de Lucena. Ainda como reforço, na segunda-feira (16) acontecerá uma coleta externa de sangue também na Lagoa. As doações serão realizadas das 8h às 17h.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que essas três campanhas têm como principal objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter o estoque para atender a demanda dos hospitais que é maior nesse período junino devido ao grande número de acidentes. “Somando-se a isso, temos ainda a realização da Copa do Mundo”, completou.

Projeto – Sandra Sobreira explicou que, além da doação pelos funcionários do gabinete do vereador Eduardo Carneiro, o parlamentar elaborou um projeto que visa estimular a doação de sangue, o reconhecimento e a valorização do doador. De acordo com a proposta, que já está em tramitação na Câmara de Vereadores da Capital, cada pessoa que doar sangue pelos menos duas vezes ao ano terá prioridade no atendimento em qualquer local onde exista fila, a exemplo dos bancos. A comprovação das doações será feita por meio de uma carteira fornecida pelo Hemocentro.

Sobre os parceiros – Chicleteiro tem Sangue Bom é uma campanha de doação de sangue organizada pelas torcidas e fãs-clubes do Chiclete com Banana iniciada em 2007, na Hemoba, em Salvador (BA). O mês de junho foi escolhido para abrigar esta ação, pois nesta época do ano, devido à proximidade das festas de São João pelo Nordeste, os hemocentros ficam com o estoque de sangue reduzido. Nesse período, fãs de várias capitais do Brasil se dirigem aos hemocentros das suas cidades para fazer as doações.

A Campanha Doe Sangue Brasil chega à sua quarta edição neste ano de 2014. O Doe Sangue Brasil é um movimento criado por voluntários que fazem parte das redes sociais, formadas por incentivadores da doação de sangue, nas quais focados na ideia de alcançar pessoas de várias partes do Brasil e, consequentemente, aumentar o número de doadores de sangue, se uniram e organizaram uma mobilização que agrega voluntários de vários estados do país.

Na Paraíba, a campanha será coordenada pela equipe do Doe SanguePB, organização sem fins lucrativos liderada por jovens voluntários, que tem como principal objetivo estimular a doação de sangue no Estado divulgando pedidos de doações, informações sobre a importância da doação de sangue, notícias e dicas através das redes sociais.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (83) 3218-7698.