João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro programa onze coletas externas de sangue para fevereiro

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 - 16:50 - Fotos: 

O Hemocentro programou para este mês a realização de onze coletas externas de sangue que acontecerão em vários pontos estratégicos da grande João Pessoa. O objetivo principal dessa ação, que acontece todos os meses, é reforçar e manter o estoque de sangue e assim garantir a demanda dos hospitais. As coletas acontecem sempre no horário das 8h às 17h.

De acordo com o calendário elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, a primeira coleta está acontecendo nesta segunda-feira (3) no Hospital Alfredo Barbosa, no município de Cabedelo. Nesta quarta (5), a coleta será realizada no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

Dando continuidade à programação, no dia 11, a coleta acontecerá no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; no dia 12, na Concessionária de Veículos Fiori – na BR-230 – Estrada de Cabedelo; dia 15, numa Ação de Cidadania, no conjunto Valentina de Figueiredo durante a festa de aniversário do Jornal Porta do Sol.

Segundo a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, no dia 18, a coleta de externa de sangue acontece na Central de Aulas da UFPB; no dia 19, será a vez da faculdade FPB na Rua Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, receber a unidade móvel do Hemocentro. No dia 20, a coleta será realizada no Detran, em Mangabeira; e nos dias 22, 26 e 27, respectivamente, as coletas serão realizadas mais uma vez na Lagoa.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano, sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.