Fale Conosco

31 de julho de 2012

Hemocentro programa 13 coletas externas de sangue no mês de agosto



O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de agosto 13 coletas externas de sangue. De acordo com o calendário elaborado pela Coordenação de Ações Estratégicas do órgão, a primeira coleta acontece nesta quarta-feira (1º) no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no centro de João Pessoa.

No dia 2, será a vez Hospital João Soares, em Cruz das Armas, receber a visita da unidade móvel do Hemocentro.  No dia 3, a coleta acontecerá no supermercado Bonanza, na Avenida Beira Rio;  no dia 4, na Gameleira, no Bairro de Manaíra; e  no dia 6, no 5º Batalhão da Polícia Militar, no conjunto Valentina de Figueiredo.

Ainda de acordo com o calendário, no dia 7, a coleta externa acontecerá no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;  no dia 8, na sede da Fundação de Seguridade Social (Geap), na Avenida Epitácio  Pessoa; dia 15 no município de Pedro Regis; dia 20, no Grupamento de Engenharia, na Avenida Epitácio Pessoa;  dia 22, na STTrans; dia 25, na lanchonete Mac Donald, na Avenida Rui Carneiro; dia 29, no  Hospital Napoleão Laureano; e no dia 31, no Posto de Saúde da Família no bairro do Cristo.

A diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira, fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais onde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o  Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Requisitos – Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, peso acima de 50 kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado. O procedimento é seguro e não existe risco no ato de doar sangue e todo o material é descartável

Os tipos sanguíneos mais procurados são A+ e O+, e o tipo mais difícil de obter é o AB-, sendo que apenas 0,3% da população possuem esta tipagem. A Hemorrede recebe em média sete mil doações de sangue por mês, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados da Paraíba durante este período.