Fale Conosco

30 de agosto de 2012

Hemocentro participa do desfile de 7 de setembro em João Pessoa



O Hemocentro da Paraíba vai participar, mais uma vez, do desfile cívico de 7 de Setembro desse ano. Todos os preparativos já estão sendo organizados pela direção geral e pela Coordenação de Ações Estratégicas do órgão. “A expectativa é que 70 pessoas, entre doadores, funcionários e crianças participem do desfile”, comentou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

A coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, informou que 40 pessoas já se inscreveram para participar do desfile. Os interessados devem comparecer ao setor de Ações Estratégicas para fazerem a sua inscrição. “O número de participantes é limitado e vamos inscrever apenas 70 pessoas”, alertou.

Divane Cabral disse que serão quatro pelotões formados por homens e mulheres doadoras de sangue e funcionários, que carregarão faixas informando sobre a importância da doação de sangue e das ações e serviços executados pelo órgão.

O desfile também contará com a participação do “Doador Futuro”, formado por crianças filhos de doadores, funcionários e de escolas que vão entregar a população uma bola na forma de coração com uma mensagem sobre a importância do ato de doar sangue. “Essa é mais uma oportunidade para mostrarmos a população a importância da doação de sangue como também apresentar as ações e serviços que realizamos frequentemente para mantermos regular o nosso estoque de sangue”,  destacou  a diretora geral do Hemocentro.

Sandra Sobreira explicou que em datas comemorativas do ano o Hemocentro realiza campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “A doação de sangue é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente precisa dele”, comentou. Além disso, todos os meses são realizadas coletas externas de sangue que acontecem em escolas, locais públicos e empresas, com o objetivo de aumentar ainda mais o estoque de sangue.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Requisitos – Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, peso acima de 50 kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado. O procedimento é seguro e não existe risco no ato de doar sangue e todo o material é descartável.