Fale Conosco

27 de agosto de 2013

Hemocentro participa da campanha McDia Feliz com coleta externa de sangue



O Hemocentro de João Pessoa vai participar de mais uma versão da campanha McDia Feliz que acontecerá no próximo dia 31. Nesse dia, na Lanchonete McDonald da Avenida Senador Rui Carneiro, em João Pessoa, acontecerá uma coleta externa de sangue que será destinada exclusivamente aos pacientes atendidos pelo Hospital Napoleão Laureano, que é uma das unidades de saúde de referência no tratamento do câncer.

Para a diretora do Hemocentro de João Pessoa, Sandra Sobreira, essa coleta externa de sangue terá significado especial por ser dedicada a milhares de pessoas, principalmente crianças, que lutam contra o câncer na Paraíba. “Nós temos muitos parceiros que anualmente nos ajudam e nos apoiam em nossas campanhas e em outras ações e atividades de incentivo e sobre a importância do ato de doar sangue e agora, mais do que nunca, não podíamos deixar de dar a nossa contribuição para essa causa tão nobre que é a luta contra uma doença que tem ceifado a vida de muitos”, destacou Sandra Sobreira.

Ela explicou que essa ação que acontecerá no dia 31 faz parte do calendário de coletas externas de sangue que mensalmente são realizadas pelo Hemocentro. As coletas acontecem no horário das 8 às 17 horas. Neste mês de agosto essas coletas já foram realizadas no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Marés; na Unidade Saúde da Família da comunidade Alto do Céu, em Mandacaru; no município de Mamanguape; no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; na Faculdade Famene, no conjunto Valentina de Figueiredo; no Hospital Universitário e no município de Mari.

Nesta terça-feira, (27) a coleta está sendo realizada na Imobiliária Zona Sul, no conjunto Ernesto Geisel, e na quarta-feria (28) será no Parque Solon de Lucena.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque de sangue e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas, pois o Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Divane Cabral.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por 10 hemonúcleos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, e mais um núcleo regional em Campina Grande.

Sobre a campanha – Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes com câncer, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil. No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac – além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados – é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país.

O evento garante o dia de maior movimento em mais de 600 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de mais de 30 mil voluntários. Ao longo de 24 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para os avanços na luta contra o câncer no Brasil, cujo índice de cura saltou de 15%, no final da década de 80, podendo chegar a 85% atualmente, caso o diagnóstico ocorra nos estágios iniciais.

No Brasil, o primeiro McDia Feliz foi realizado em 1988 e beneficiou a Ação Social de São Paulo. Desde então a campanha tem se expandido e, ao longo de suas edições, já beneficiou dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças, adolescentes e seus familiares.


Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083)3218-7698.