João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro lembra Dia do Hemofílico com programação especial

quarta-feira, 24 de abril de 2013 - 17:10 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Hemocentro de João Pessoa realizou, na manhã desta quarta-feira (24), várias ações em alusão ao Dia do Hemofílico, ocorrido no último dia 17. As atividades aconteceram no auditório da unidade de saúde e reuniram pacientes e familiares, que assistiram palestras sobre a doença, além do sorteio de brindes.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, estima que 270 hemofílicos recebem atendimento na rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande e pelos Hemonúcleos.  Nesses locais os pacientes recebem um atendimento especial de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas.

Sandra Sobreira afirmou que o Governo do Estado tem trabalhado para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade ao hemofílico. Ela adiantou que em breve o setor de fisioterapia receberá melhorias com a aquisição de novos equipamentos.

A chefe do setor de Hematologia do Hemocentro de João Pessoa, Sandra Sibele Figueiredo, explicou que os pacientes graves precisam tomar o componente sanguíneo três vezes por semana, enquanto os outros pacientes só precisam fazer uso do componente se apresentar sangramento. 

Hemofilia – A hemofilia pode ser do tipo A ou B, de síndrome de Von Willebrand, trombastemia ou glasma. Para o tratamento da doença, os componentes de sangue mais necessitados são os fatores VIII e IX. Esses fatores – assim como a albumina e imunoglobulina – são adquiridos através do processamento do plasma que é retirado do sangue dos doadores juntamente com plaquetas e hemácias.