João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro inicia segunda-feira campanha para doação de sangue

segunda-feira, 21 de março de 2011 - 08:51 - Fotos: 

O Hemocentro regional de Campina Grande realiza a partir desta segunda-feira (21), uma campanha para aumentar o seu estoque de sangue. A campanha acontece durante duas semanas e pretende sensibilizar a população da segunda maior cidade do Estado para o ato solidário de contribuir para salvar vidas.

Segundo a coordenadora do serviço social do Hemocentro de Campina Grande, Maria Lucia Araújo, a campanha pretende repor os estoques de sangue do órgão, que estão com acentuado déficit. “Tivemos uma grande demanda no período de Carnaval, além do aumento da quantidade de vítimas de acidentes automobilísticos que carecem da transfusão de sangue”, afirmou.

A equipe do Hemocentro fará panfletagem em diversas áreas da cidade e depois a unidade móvel do hemocentro irá até o local para fazer coletas de sangue das pessoas interessadas em contribuir com a campanha.

A programação começa na segunda (21), na Escola Técnica Redentorista e no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Na terça-feira (22), as equipe irão até a Escola Técnica Redentorista.

Dia 28 de março haverá panfletagem no Mercado Público das Malvinas e no dia 29 a unidade móvel estará do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG coletando o sangue de doadores.

No dia 31 de março o Hemocentro estará com sua unidade móvel no Mercado Público do bairro das Malvinas fazendo mais uma coleta.

Por que doar Sangue? – Muitas pessoas não sabem que doar sangue é simples, rápido e não dói. Desconhecem que todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde.

Todos os dias acontecem acidentes, pessoas sofrem cirurgias de urgência e aguardam que outras façam um gesto de solidariedade e doem sangue para reabilitar a vida.

Não só os acidentados precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques, como essa que está sendo organizada pelo hemocentro de Campina Grande.

O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.