João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro inicia coletas externas de maio neste sábado

sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 12:15 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Hemocentro de João Pessoa inicia neste sábado (3), em Mangabeira as coletas externas de sangue do mês de maio. As pessoas interessadas em doar sangue podem procurar a unidade móvel do Hemocentro que será instalada no mercado público do bairro, das 8h as 17h.

De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, as coletas têm continuidade na quinta-feira (8), na Praça do Coqueiral, também em Mangabeira; sexta-feira (9), na Empresa Energisa, às margens da BR-230, e sábado (10), na Escola Técnica Ômega, localizada na Avenida General Osório, no Centro.

No dia 13, a coleta acontecerá na Faculdade Uniesp- Santa Emília de Rodat, na Praça da Independência; dia 14, no Setor de Artes da Universidade Federal da Paraíba; dia 17, na Fundação Bradesco, no conjunto Valentina de Figueiredo; dia 21, no Senai, no Distrito Industrial; dia 24, na Igreja Missionária do Castelo Branco; dia 28, no Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo, e fechando a programação do mês de maio, a última coleta externa de sangue será no município de Gurjão, no dia 29. O horário da coleta é sempre das 8h às 17h.

Conclamamos todas as pessoas que trabalham nessas empresas, como também as que estão visitando esses locais, que façam a sua doação para que possamos manter regular o nosso estoque e, assim, garantir o atendimento a todos aqueles que precisam do sangue”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela também fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Sandra Sobreira.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- E respeitar o intervalo entre as doações que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue que precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.