Fale Conosco

2 de maio de 2014

Hemocentro inicia coletas externas de maio neste sábado



HEMOCENTRO FOTO Ricardo Puppe3 270x192 - Hemocentro inicia coletas externas de maio neste sábadoO Hemocentro de João Pessoa inicia neste sábado (3), em Mangabeira as coletas externas de sangue do mês de maio. As pessoas interessadas em doar sangue podem procurar a unidade móvel do Hemocentro que será instalada no mercado público do bairro, das 8h as 17h.

De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, as coletas têm continuidade na quinta-feira (8), na Praça do Coqueiral, também em Mangabeira; sexta-feira (9), na Empresa Energisa, às margens da BR-230, e sábado (10), na Escola Técnica Ômega, localizada na Avenida General Osório, no Centro.

No dia 13, a coleta acontecerá na Faculdade Uniesp- Santa Emília de Rodat, na Praça da Independência; dia 14, no Setor de Artes da Universidade Federal da Paraíba; dia 17, na Fundação Bradesco, no conjunto Valentina de Figueiredo; dia 21, no Senai, no Distrito Industrial; dia 24, na Igreja Missionária do Castelo Branco; dia 28, no Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo, e fechando a programação do mês de maio, a última coleta externa de sangue será no município de Gurjão, no dia 29. O horário da coleta é sempre das 8h às 17h.

Conclamamos todas as pessoas que trabalham nessas empresas, como também as que estão visitando esses locais, que façam a sua doação para que possamos manter regular o nosso estoque e, assim, garantir o atendimento a todos aqueles que precisam do sangue”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela também fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Sandra Sobreira.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- E respeitar o intervalo entre as doações que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue que precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.