João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro inicia Campanha Feminina de Doação de Sangue

sexta-feira, 6 de março de 2015 - 17:22 - Fotos: 

O Hemocentro da Paraíba iniciou, nesta sexta-feira (6), a Campanha de Doação Feminina para 2015. Com o tema ‘Você, mulher, seja também doadora de sangue’, a campanha vai ocorrer durante todo o mês de março. Em sua abertura, as mulheres foram homenageadas com um acolhimento especial, vídeos educativos, lanche e distribuição de brindes.

Edivoneide Silva, dona de casa, foi até o Hemocentro fazer sua primeira doação de sangue. Ela disse que sempre teve medo de doar por falta de informação. “Eu tinha muito medo, achava que doía, que ia passar mal depois, por isso nunca vim. Ontem eu vi na TV sobre o início da campanha para as mulheres, e como meu filho precisou recentemente de sangue, decidi vir”, comentou. Ela falou sobre o principal motivo para que todas as pessoas se tornem doadoras: “Salvar vidas, quer motivo maior para estar aqui? Saber que estou salvando a vida de outras pessoas apenas com esse gesto me deixa muito feliz”, disse a dona de casa.

Já Anita Galdino, funcionária do Hemocentro, doa sangue regularmente há 17 anos. “Eu não era doadora. Quando comecei a trabalhar aqui fui percebendo a importância e grandeza desse ato, então passei a ser uma doadora fidelizada”, disse, ressaltando a importância da informação para aumentar o número de mulheres doadoras. “As mulheres têm todo aquele medo de vir doar, principalmente por causa da menstruação, acha que doar sangue faz mal, e é exatamente o contrário, inclusive as mulheres podem doar mesmo estando menstruadas”, explicou.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, do universo de doadores de sangue da Hemorrede da Paraíba (mais de 200 mil), aproximadamente 20% são mulheres. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%. Ela disse que o Governo está trabalhando para alcançar esse número até o final do ano. “Precisamos aumentar o número de mulheres doadoras, até dezembro queremos chegar aos 30%, e pra isso nós intensificamos as coletas externas, levando a unidade móvel aos locais com maior número de mulheres”, disse Divane.

Coletas externas – Visando aumentar o número de doações, serão realizadas coletas externas durante todo esse mês. Nessa sexta-feira (6), o serviço aconteceu na Unidade de Saúde da Família do Alto do Mateus; neste sábado (7), será no município de Cabedelo; na terça-feira (10), no município de Capim; na quarta-feira (11), na Facene; na sexta-feira (13), em Mamanguape; no sábado (14), no Mercado Público de Mangabeira; na quarta-feira (18), no Posto de Saúde da Família de Cruz das Armas; no sábado (21), no município de Lucena; na segunda-feira (23), na UFPB; na quarta-feira (25), no Grupo Mãos Estendidas (Mangabeira IV) e no sábado (28), no município de Sapé. As coletas externas são realizadas no horário das 8h às 17h.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.