Fale Conosco

12 de junho de 2013

Hemocentro ganha apoio de ONG em coleta externa no bairro dos Ipês



Nesta quarta-feira (12), o Hemocentro de João Pessoa está realizando, das 8 às 17 h, coleta externa de sangue no Centro Social Urbano (CSU), do Bairro dos Ipês. O convite para a Unidade Móvel se instalar no local foi realizado pela Organização Não Governamental (ONG), Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências (Andrae) e chega no momento que o Hemocentro promove a campanha do mês junino.

Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira.

A enfermeira Maria Estela Pereira é voluntária da Andrae e foi a primeira do grupo a fazer a doação. “Pra mim um ato como este significa vida”, falou.

O técnico em enfermagem e promotor de eventos, Arlan Januário Rodrigues, também compareceu ao local pra fazer a doação. Segundo ele, percebeu a importância do ato quando uma irmã sofreu um acidente e precisou de sangue. “A doação ajudou a salvar a vida de minha irmã. Depois disso, passei a ser doador pra salvar outras vidas”, disse.

A coleta no Bairro dos Ipês faz parte de um cronograma de 11 coletas externas de sangue para o mês de junho. Já aconteceram cinco: uma no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (dia 4); uma na concessionária de veículo Fiori, às margens da BR-230 – Estrada de Cabedelo (dia 5); uma na Central de Aulas, da UFPB (dia 6); na agência do Banco Santander, na Avenida Epitácio Pessoa (dia 7) e no dia 8, na Igreja Universal na Avenida Epitácio Pessoa.

Estão programadas para o dia 14, na Lagoa; dia 19, no Ortotrauma (Trauminha), em Mangabeira; no dia 21, no Centro de Ciências Jurídicas, da UFPB; no dia 25, na Unidade de Saúde da Família, do Bairro das Indústrias e, encerrando a programação, a última coleta será na Lagoa, no dia 26.

Rede Hemocentro – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083)3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

-Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.