Fale Conosco

6 de maio de 2009

Hemocentro faz coletas externas e presta homenagem a mulheres



O Hemocentro da Paraíba está realizando a Semana das Mães Doadoras e, nesta sexta-feira (8), às 10h, haverá uma homenagem às mulheres doadoras e servidoras do órgão, para incentivar a doação de sangue junto ao público feminino. A homenagem ocorrerá no hall do prédio sede, localizado na Avenida Pedro II, na Capital.

Este mês, haverá coletas externas em bairros de João Pessoa. A primeira aconteceu nesta quarta-feira (6), no Distrito Industrial, e no dia 13 a ação chega a Mussumagro. No dia 27, o carro da coleta estará na Lagoa do Parque Solon de Lucena e no dia 30 no templo da Igreja Universal, na Avenida Epitácio Pessoa.

Intervalos – A diretora-geral da Rede Hemocentro, Patrícia Maria de Freitas, lembrou que as mulheres podem doar sangue em um intervalo mínimo de três em três meses, não ultrapassando três doações por ano. “Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar. Já os homens podem doar de dois em dois meses, não ultrapassando quatro doações ao ano”, explica.

Ela esclareceu que todo material coletado pelo Hemocentro passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C e HTLV I e II. Os doadores são submetidos à entrevista clínica, quando se verifica peso, temperatura e pressão arterial. Podem ser doadoras pessoas com peso mínimo de 50 kg, idade entre 18 anos e 65 anos e que não façam uso de bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação de sangue. “Doar sangue é uma coisa segura e se constitui num grande gesto de amor”, ressalta.

Estrutura – Nessa campanha, o Hemocentro continua com toda infraestrutura para receber doadores, atendendo em todos os dias, inclusive aos sábados, com uma equipe capacitada e bem treinada. O Hemocentro sede fica localizado na Avenida Dom Pedro II, vizinho à Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os telefones para contatos são 3218-7698 e 3218-7600.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável pelo abastecimento de 32 hospitais. Para abastecer essas unidades são necessárias uma média de 2.500 bolsas de sangue por mês e as doações voluntárias do Hemocentro giram em torno de 2 mil bolsas. Para suprir o déficit, o órgão realiza periodicamente campanhas de doações e coletas externas.

A rede é composta por dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.