Fale Conosco

1 de julho de 2013

Hemocentro expande serviços e leva coletas de sangue ao interior do Estado



O Hemocentro de João Pessoa inicia, nesta terça-feira (2), as coletas externas referentes ao mês de julho, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. De acordo com o Núcleo de Ações Estratégicas, das 10 coletas programadas, cinco serão realizadas em municípios do interior do Estado, sempre no horário das 8h às 17 h.

Sempre temos trabalhado para expandir ainda mais as nossas ações e serviços para o interior do Estado para que a população paraibana conheça mais sobre o papel do Hemocentro e com isso conseguirmos mais doadores de sangue que nos ajudem a salvar vidas”, destacou a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira.

De acordo com a programação, na quarta-feira (3) a ação acontece no Centro Cultural da cidade de Mamanguape; dia10, na Igreja dos Santos dos Últimos Dias, também em Mamanguape; dia 17, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa; dia 20, no município do Conde, e dia 24 no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

As coletas têm continuidade no dia 25, no município de Sobrado; dia 26, em Jacaraú, e dia 27, ao lado do supermercado Bompreço, na Avenida João Machado, no centro da Capital durante a Campanha Nacional Mãos que Ajudam. Encerrando a programação, no dia 31, a coleta será realizada mais uma vez no Parque Solon de Lucena.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque de sangue e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano, sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.