João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro encerra campanha com várias ações para as mulheres

quarta-feira, 27 de março de 2013 - 18:05 - Fotos:  Ricardo Puppe

As mulheres que foram ao Hemocentro de João Pessoa nesta quarta-feira (27) para doar sangue tiveram à disposição uma série de ações voltadas exclusivamente para elas.  As atividades marcaram o encerramento da Campanha de Doação de Sangue alusiva à mulher, que foi iniciada no último dia 8 e que teve como tema “Você, Mulher, Seja Também Doadora de Sangue”. Ao fazer um balanço da campanha, a diretora geral do Hemocentro Sandra Sobreira, afirmou que neste mês o aumento foi de 50 mulheres doadoras em relação a fevereiro.

Para receber as mulheres, a direção do Hemocentro ocupou uma das laterais do prédio onde foram armadas tendas. Nesses locais, elas tiveram direito a corte e escova de cabelo e manicure, serviços oferecidos e realizados por profissionais do Centro Profissionalizante da Beleza Fios e Formas. Enquanto eram atendidas, as mulheres ouviam a apresentação de voz e violão do cantor Ricardo Firmino.

A doadora Maria das Graças de Araújo chegou cedo ao Hemocentro para fazer a sua doação e disse que ficou surpresa com a homenagem. “É muito bom quando a gente é reconhecida”, disse ela, que aproveitou para fazer as unhas.

A secretária Rosilene Pereira de Aguiar também foi doar sangue e fez limpeza de pele. “Fico feliz com a homenagem e aproveito para agradecer a direção do Hemocentro por mais essa ação destinada a nós, mulheres”, destacou.

De acordo com a Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, mesmo com um aumento de 50 mulheres doadoras de sangue este mês em comparação a fevereiro é bom lembrar que todo dia é dia de doar sangue. “Sempre tem alguém precisando da sua doação”, justificou. Ela  disse que a   expectativa do Hemocentro é que o número de mulheres doadoras continue crescendo a cada mês.

Sandra Sobreira explicou que do universo de doadores de sangue da Hemorrede da Paraíba, de mais de 200 mil, somente 23% são mulheres. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%. “Neste mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, lançamos  essa campanha de doação feminina estimulando as mulheres  a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse Sandra Sobreira.

Divane Cabral disse que a falta de informação compromete a doação feminina. “Apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem  a doação em mulheres. O intervalo  para cada doação é de  dois meses para o homem e três meses para a mulher. Intensificaremos nossas ações para este público, sensibilizando e  incentivando as mulheres  para serem doadoras”, destacou.

Coletas externas – Outra atividade que foi realizada durante todo este mês foram as coletas externas. Esta ação aconteceu nos municípios do Conde e Cruz do Espírito Santo, no Hospital de Trauma de João Pessoa, no conjunto Funcionários III, na Central da Construção, no Grupamento de Engenharia, na Empresa Compel, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Bayeux e, nesta quarta-feira (27), na Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Condições para ser doador de sangue

Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos.