Fale Conosco

20 de fevereiro de 2017

Hemocentro e Rotary realizam curso de formação de agentes multiplicadores em doação de sangue em Gurjão



Com o objetivo de aumentar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, o Hemocentro da Paraíba, em parceria com o Rotary Club Internacional, realizará nesta terça-feira (21) o Curso de Formação de Agentes Multiplicadores no município de Gurjão. As palestras ministradas por coordenadores do Hemocentro e representante do Rotary acontecerão na Unidade Básica de Saúde Inácio Alves Calute, localizada no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura, a partir das 8h.

Entre os temas que serão discutidos durante o evento estão a história do sangue e da hemoterapia, a importância da captação de doadores de sangue e cadastro de medula óssea, legislações que regem a doação de sangue, missão, visão e valores do Hemocentro da Paraíba e as ações rotárias no Estado.

Poderão participar todos os profissionais das áreas de saúde e da educação das cidades de Gurjão, município que será palco do evento, bem como das cidades vizinhas, Santo André, Parari, São João do Cariri, Coxixola e Serra Branca.

Para a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Vieira Gomes, o curso é mais uma ação que oportuniza o aprendizado e incentiva a doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Segundo Teresa Navarine, palestrante e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Gerenciamento de Risco do Hemocentro da Paraíba, a meta é alcançar um aumento de 50% na doação de sangue e de cadastro de medula óssea, bem como aumentar também em 50% o volume de coletas. “Esperamos atingir estes números e para isto estamos trabalhando bastante” afirma.

Para Vandique Coutinho, do Rotary Club de João Pessoa – Norte, a capacitação vem ao encontro das necessidades de qualificar agentes multiplicadores e educar a população acerca da necessidade da doação de sangue e de cadastro de medula óssea.

EM Campina Grande – Na quinta-feira (16), o Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea foi realizado no município de Campina Grande. Na ocasião, mais de 150 profissionais lotaram o auditório do Hemocentro Regional.

Na ocasião, a diretora do Hemocentro Regional de Campina Grande, Ellian Pombo, destacou a importância do evento. “Nossa maior meta é aumentar o número de doadores, se todos que participaram do evento aderirem a causa e usarem os conceitos que foram apresentados aqui podemos ter um aumento de doadores fidelizados. Essa é nossa maior meta”, pontuou.

Para a enfermeira do Hospital João XXIII, Roberta Liliane Alexandre, o curso trouxe importantes conhecimentos e permitiu o aprimoramento do trabalho desenvolvido com pacientes. “O curso de formação vai contribuir para o resgate dos doadores de sangue. A partir dos conceitos apresentados nas palestras podemos trabalhar de uma maneira mais humanizada e fundamentada e nos tornamos mais aptos para sensibilizar os acompanhantes dos pacientes tanto dos internos quanto dos que fazem hemodiálise no hospital João XXIII”, declarou.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM GURJÃO

8h – ABERTURA

9h: PALESTRA: A Importância das Atividades Rotárias .

RESPONSÁVEL: Vandique Coutinho, do Rotary

 

9h30 – PALESTRA: A História da Hemoterapia.

RESPONSÁVEL: Fernando Brederodes

 

10h – PALESTRA: Legislações Vigentes.

RESPONSÁVEL:  Teresa Navarine

 

10h30 – INTERVALO

 

11h – PALESTRA: Hemocentro – Funcionamento, Missão, Visão e Valores / Captação de Doadores.

RESPONSÁVEL:  Divane Cabral

 

11h30 – PALESTRA: Cadastro de Medula Óssea no Estado da Paraíba.

RESPONSÁVEL: Crisemy Benício

 

12h – ENCERRAMENTO.

RESPONSÁVEL:  Direção