João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro e Agevisa qualificam profissionais de saúde durante seminário na capital

terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 16:53 - Fotos: 

Cerca de 80 profissionais da área da saúde participaram nesta terça-feira (4) da abertura do I Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária, no auditório do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa. O evento é resultado de uma parceria entre o Hemocentro e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) tendo como principal objetivo a qualificação dos técnicos responsáveis pelas 21 Agências Transfusionais da Paraíba.

O diretor geral da Agevisa, Jaílson Gilberto, disse que a iniciativa do I encontro é uma oportunidade para o esclarecimento do papel da Agevisa junto ao serviço regulado. “A vigilância não deve ser vista apenas como um órgão de atuação punitiva. É preciso que se perceba a Agevisa como uma parceira que orienta e indica as melhores formas para o aperfeiçoamento dos serviços”, falou.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, e o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), João Batista  Silva Júnior, também compuseram a mesa de abertura do evento.  O representante do órgão nacional enfatizou o pioneirismo da iniciativa realizada na Paraíba. “Essa parceria institucional entre Vigilância e hemorrede é um marco. A Anvisa vem atuando em alguns estados a fim de realizar essa aproximação. Ficamos muito satisfeitos em saber que a Paraíba já vem atuando nesta linha, realizando encontros como este, que revolucionam o serviço”, declarou.

De acordo com a gerente técnica de Sangue da Agevisa, Rafaela Moreira, o encontro também reúne diretores técnicos da rede hospitalar pública e privada e agentes da vigilância. “As conversas entre a vigilância e o serviço da hemorrede sempre existiram. Contudo, este encontro firma uma parceria que tem como principal objetivo a garantia e a manutenção da qualidade do sangue oferecido nos serviços de hemoterapia e,  consequentemente, um melhor atendimento para a população”, explicou.

Na programação do encontro estão as discussões de temas como “O Papel Vigilância na Hemorrede”, a “Análise Situacional da Paraíba”, “A Importância da Garantia da Qualidade nos Serviços de Hemoterapia” e as “Reações Transfusionais e Hemovigilância”.