Fale Conosco

16 de outubro de 2013

Hemocentro de João Pessoa sedia palestra sobre leucemias e linfomas nesta quinta



O Hemocentro de João Pessoa sedia nesta quinta-feira (17), em seu auditório, uma palestra sobre Leucemias e Linfomas. O evento acontece a partir das 19 h numa parceria com as empresas Roche, Laboratório Marcelo Magalhães e Médica – Comércio, Representação e Importação.

 A palestra, que será proferida pelos médicos do Recife, Márcio Melo e Cristina da Silveira, é destinada a médicos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros e profissionais afins. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas e podem ser feitas pessoalmente no próprio Hemocentro. No ato da inscrição o candidato deve apresentar apenas os documentos pessoais e confirmar a sua profissão.

De acordo com a diretora do Hemocentro de João Pessoa, Sandra Sobreira, o objetivo do evento é proporcionar a esses profissionais uma qualificação em leucemias e linfomas para que eles possam prestar um serviço cada vez melhor, com segurança e qualidade aos pacientes.

Mais informações sobre a palestra podem ser adquiridas pelo telefone 3218-5690.

O que é leucemia – É uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias.

Existem vários tipos de leucemia caracterizadas pelo tipo de célula afetada. Pode ser aguda ou crônica dependendo da velocidade de proliferação das células leucêmicas. A cada ano aparecem 60 a 100 novos casos por cada milhão de indivíduos. Alguns tipos de leucemia são mais frequentes em determinados grupos etários.

Linfoma – É um câncer que começa nos linfócitos do sistema imunológico e apresenta-se como um tumor sólido de células linfoides. É tratável com quimioterapia, radioterapia e há casos em que a cura pode vir de um transplante de medula óssea dependendo da histologia, o tipo e o estágio da doença. Essas células malignas muitas vezes têm origem nos gânglios linfáticos, apresentando-se como um alargamento do nó (um tumor).

Linfomas estão estreitamente relacionados com leucemias linfoides, que também têm origem nos linfócitos, mas normalmente envolvem apenas circulando sangue e medula óssea (onde células do sangue são geradas em um processo chamado de haematopoesis) e normalmente não formam tumores estáticos. Existem muitos tipos de linfomas, e, por sua vez, linfomas são uma parte do grupo amplo de doenças chamado hematológicos neoplasias.

Linfoma é a forma mais comum de malignidade hematológico, ou “câncer de sangue”, no mundo desenvolvido. Em conjunto, linfomas representam 5,3% de todos os cânceres (excluindo simple basocelular e câncer de pele escamosas) nos Estados Unidos e 55,6% de todos os cânceres do sangue.