João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro de CG a reforça estoque de sangue com coleta nos Bombeiros

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 11:07 - Fotos: 

O Hemocentro Regional de Campina Grande realizou uma coleta de sangue no 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Esse tipo de ação, classificada como coleta externa, é feita pelo menos seis vezes ao mês e ocorre utilizando-se uma unidade móvel que, geralmente, fica estacionada na Praça da Bandeira, centro de Campina, em universidade ou em cidades vizinhas.

A coordenadora do Serviço Social do Hemocentro, Maria Lúcia Araújo agradeceu ao comandante do 2º BBM, capitão Fábio Santos, pela receptividade ao apelo e também pelo chamamento dos militares.

A coleta, que tem como propósito a busca ativa do doador na tentativa de estabilizar o estoque de sangue, acontece em decorrência do tradicional crescimento da demanda por transfusões durante os festejos carnavalescos.

A importância da doação – O ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e sua recuperação é imediata.

Podem doar sangue homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias, com peso acima de 50 kg e gozando de boa saúde. Recomenda-se para a doação: nunca estar em jejum; ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também estão proibidas de doar, além de pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas. Usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses não são doadores.