Fale Conosco

20 de maio de 2009

Hemocentro de Campina realiza coleta externa de sangue



O principal objetivo dessa coleta externa é garantir o estoque de sangue. Também é uma oportunidade para que as pessoas tomem conhecimento da ação voluntariada, pois muitos têm vontade de doar, mas às vezes, por falta de informação e de tempo, não se deslocam ao Hemocentro.A coleta de sangue aconteceu durante todoo dia desta terça-feira (19).
 
De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Júnia Vilarim, é importante a conscientização sobre a doação. Com as coletas externas pode-se informar diretamente a população como é simples doar. “Esta ação atende a toda população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir ao Hemocentro. Por isso, vamos até  a população com a nossa unidade móvel, visando atrair voluntários para conseguir suprir o estoque. Sempre que a unidade móvel sai, está fazendo um projeto de educação”, enfatiza.

O alvo da equipe é sustentar e aumentar o estoque de bolsas de sangue na unidade, uma vez que o Hemocentro abastece hospitais públicos e privados de Campina Grande e região. As atividades integram o calendário anual de coleta externa de sangue já estabelecido pelo Hemocentro.

A cabeleireira Cristiane Martins, 29 anos, é doadora há nove anos e procurou a unidade móvel para realizar mais uma doação. Ela se diz orgulhosa por ajudar o próximo. “Sempre que faço doação de sangue sinto-me muito bem, pois estou fazendo um gesto de amor, salvando vidas. Todas as pessoas deveriam se conscientizar e doar mais sangue”, ressalta.

Nos dias de campanha externas, funcionários do hemocentro trabalharam para que o local esteja sempre dentro das especificações da Vigilância Sanitária do Estado. São cuidados que vão desde o cadastro dos doadores, até processamento e armazenamento do sangue. O local é composto por uma recepção, triagem clínica, sala de coleta e um refeitório onde o doador recebe um lanche após a doação. Todo sangue coletado é transportado para o Hemocentro, onde a equipe interna da instituição realiza os procedimentos técnicos necessários.

No fim da coleta a diretora geral do Hemocentro Maria das Graças Teixeira, que tem lutado para aumentar o estoque reduzido do Hemocentro agradeceu a todos os doadores. “Nosso estoque de sangue está um pouco mais completo, graças aos doadores”.

Para doar é indispensável a apresentação de um documento emitido por órgão oficial com foto, pesar acima 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar em jejum.

As empresas, escolas ou órgãos públicos interessados em ter a unidade móvel do Hemocentro fazendo coleta de sangue em seus estabelecimentos devem entrar em contato com o setor de captação de doadores no telefone (83) 3310 7151.

No dia 27 de maio, a unidade móvel estará coletando sangue, na cidade de Queimadas.
 
Da Assessoria do Hemocentro de Campina Grande