Fale Conosco

4 de maio de 2015

Hemocentro de Campina Grande vacina profissionais contra tétano e hepatite



Os profissionais que trabalham no Hemocentro Regional de Campina Grande serão imunizados, durante toda esta terça-feira (5), contra difteria e tétano (dT) e hepatite B. A vacinação será realizada a partir das 8h e só será encerrada depois que todos os funcionários tenham sido imunizados. De acordo com a coordenadora de Biossegurança e Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde (GRSS), Leane Castro, a vacinação cumpre a uma exigência do Ministério da Saúde e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que estabelece que todos os profissionais da área de saúde devem ser imunizados contra essas doenças.

Serão disponibilizadas 200 doses de cada vacina e todos os profissionais estão sendo convocados a se imunizarem contra difteria, tétano e hepatite B. Os que já são vacinados devem apresentar uma cópia do cartão de vacinação na Coordenação de Biossegurança do Hemocentro, explica a farmacêutica bioquímica Leane Castro. “Os que estiverem com as vacinas incompletas terão que tomar novas doses”, acrescentou.

Essa é uma das ações que estão sendo promovidas no Hemocentro pela Coordenação de Biossegurança, que é responsável por atividades de prevenção, proteção do trabalhador e minimização de riscos inerentes às atividades desenvolvidas, visando à saúde dos profissionais.

O tétano é uma doença imunoprevenível, grave e potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria que pode contaminar ferimentos mesmo pequenos. A hepatite B é causada pelo vírus B que ataca as células do fígado e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.