Fale Conosco

7 de julho de 2009

Hemocentro de Campina Grande realiza coleta externa em Riachão do Bacamarte



A Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Campina Grande continua com ações de coletas externas e, nesta quarta-feira (8), vai atender à população de Riachão do Bacamarte. A unidade ficará localizada na Praça Central da cidade e qualquer interessado em doar sangue ou fazer cadastramento de medula óssea pode participar da atividade. Os voluntários devem comparecer ao local das 8 às 16h.

O principal objetivo dessa coleta externa é garantir o estoque de sangue e também é uma oportunidade para que as pessoas tomem conhecimento da ação voluntariada, pois muitos querem doar, mas às vezes por falta de informação e de tempo não se deslocam ao Hemocentro.

Também é importante lembrar que todos os doadores voluntários de sangue têm direito a atestado, abonando o dia de trabalho, conforme previsto na Lei Federal nº. 1075, de 27 de março de 1950.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Medula – Para a realização do cadastro de medula óssea, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.
A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

Para doar é indispensável a apresentação de um documento emitido por órgão oficial com foto, pesar acima 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar em jejum.

Nos dias de campanha externas, os funcionários do Hemocentro trabalham para que o local esteja sempre dentro das especificações da Vigilância Sanitária do Estado. São cuidados que vão desde o cadastro dos doadores até processamento e armazenamento do sangue. O local é composto por uma recepção, triagem clínica, sala de coleta e um refeitório onde o doador recebe um lanche após a doação. Todo sangue coletado é transportado para o Hemocentro, onde a equipe interna da instituição realiza os procedimentos técnicos necessários.

A próxima coleta externa será realizada no dia 14 deste mês, na cidade de Mogeiro. Essas atividades são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de medula. Basta marcar uma visita da Unidade Móvel pelo telefone (83) 3310-7151.
 

Aluska Medeiros, da Assessoria de Imprensa do Hemocentro Regional de Campina Grande