Fale Conosco

14 de maio de 2015

Hemocentro de Campina Grande realiza círculo de leitura sobre doação de sangue



O Hemocentro Regional de Campina Grande, através de uma parceria com a Assorac (Associação Raízes da Cultura), vai realizar um círculo de leitura com revistas em quadrinhos que têm como tema a doação de sangue, em uma biblioteca comunitária do bairro das Malvinas. O círculo de leitura com as crianças será realizado nesta sexta-feira (15), a partir das 14h, na biblioteca comunitária localizada dentro do Mercado Público das Malvinas e que é uma das quatro bibliotecas mantidas pela associação em diferentes bairros da cidade.

As revistas em quadrinhos com personagens da Turma da Mônica, entre eles, Mônica e Cebolinha, contêm informações sobre a doação de sangue, a partir da história intitulada “Pai Herói”, escrita por Maurício de Sousa, autor dos personagens. O Hemocentro Regional de Campina Grande recebeu as revistas infantis, que foram produzidas pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Hemominas, e pretende distribuir também em bibliotecas das escolas da rede pública.

A Assorac possui quatro bibliotecas comunitárias e ao ser procurada pela direção do Hemocentro Regional para que pudesse receber alguns exemplares das revistas em quadrinhos, o presidente da associação, Aziel Lima, sugeriu a realização de um círculo de leitura. A ideia foi imediatamente acatada pela diretora geral do Hemocentro, Marisa Agra. “O mais importante é sensibilizar as crianças sobre a necessidade da doação de sangue e também para que elas levem o conhecimento que adquirirem para os pais e irmãos mais velhos”.

As revistas em quadrinhos têm um apelo visual que chama a atenção das crianças e visam esclarecer sobre a importância e necessidade da doação de sangue para atendimentos das demandas transfusionais, com vistas ao abastecimento de sangue da rede hospitalar. Na história criada por Maurício de Sousa, há informações sobre quem pode doar sangue, critérios e restrições.