Fale Conosco

29 de maio de 2015

Hemocentro de Campina Grande implanta Ouvidoria nesta segunda-feira



O Hemocentro Regional de Campina Grande vai implantar, a partir da próxima segunda-feira (1º), a Ouvidoria. O serviço vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo, e aos sábados, das 7h às 12h30, período em que funciona a doação de sangue. Além de atender doadores, a Ouvidoria também é um canal de comunicação para os pacientes atendidos no Hemocentro, profissionais que trabalham no local e a população. Todos vão poder obter informações, fazer reclamações, denúncias, solicitações, sugestões ou elogios ao serviço e profissionais.

A Ouvidoria tem como objetivo ser um canal de comunicação entre o serviço e a população, visando sempre melhorar o atendimento oferecido. As denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios podem ser feitos através do telefone 3310-7155, pelo e-mail: ouvidoria_hrcg@hotmail.com ou de forma presencial, através do preenchimento de um formulário, diretamente na Ouvidoria. Apesar de ser importante que o usuário se identifique para que tenha uma resposta da sua demanda, o registro na Ouvidoria também pode ser feito de forma anônima.

O Hemocentro Regional de Campina Grande já realiza uma Pesquisa de Satisfação do Doador e do Paciente que também serve para, entre outras coisas, conhecer o perfil do usuário do serviço e avaliá-lo, e o levantamento das respostas dos questionamentos será integrado ao trabalho da Ouvidoria. Além de possibilitar os ajustes necessários para a melhoria dos serviços prestados, a Ouvidoria serve de ferramenta administrativa para os gestores porque oferece um rápido diagnóstico, viabilizando eventuais correções nos serviços.

A implantação da Ouvidoria, de acordo com a diretora geral do Hemocentro, Marisa Agra, além de uma necessidade, por representar mais um canal de comunicação entre o serviço e os usuários, atende a uma exigência da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada). “Passamos então a cumprir o que determina a legislação”, explicou a diretora.

A Ouvidoria vai promover uma maior interação entre o usuário e o serviço, identificando os pontos positivos e negativos, que são apontados principalmente pelos próprios cidadãos que utilizam os serviços. De acordo com o fluxo de trabalho do serviço, as demandas são recebidas, analisadas, encaminhadas, acompanhadas, respondidas e concluídas.