Fale Conosco

21 de julho de 2015

Hemocentro de Campina Grande firma parceria com cooperativa para coleta de recicláveis



O Hemocentro Regional de Campina Grande firmou uma parceria com a Cotramare (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis) para a coleta de materiais recicláveis. A coleta vai ser feita sempre às segundas-feiras, a cada 15 dias, e somente nesta segunda-feira (20), quando aconteceu a primeira coleta, os integrantes da cooperativa recolheram 20 kg de papelão e 10 kg de plástico que seriam jogados no lixo. A coleta de materiais recicláveis no Hemocentro vai representar um aumento na renda dos 22 cooperados, explicou a responsável pela coleta externa da Cotramare, Lucicleide Henriques.

A iniciativa da parceria foi dos setores de Higienização e Biossegurança e imediatamente aceita pela diretora geral do Hemocentro Regional de Campina Grande, Marisa Agra, uma vez que todo o material coletado era descartado. Além de contribuir com o meio ambiente, a coleta dos recicláveis do Hemocentro vai contribuir com a renda dos cooperados.

A pretensão do Hemocentro é, posteriormente, ampliar o projeto para que os funcionários também passem a colaborar com os cooperados através dos lixos domiciliares, explicou o coordenador de Higienização, Leonardo Nascimento. A coleta faz parte do Projeto de Extensão Coletiva Seletiva Solidária, desenvolvido pelo curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande, em cooperação com a Cotramare.

À UFCG cabe as intervenções de educação ambiental e acompanhamento das ações no exercício da parceria, que foi assinada por Marisa Agra, Lucicleide Henriques e pela coordenadora do Programa de Extensão da UFCG, Mobilização Social em Saneamento Ambiental, Luíza Eugênia da Mota Rocha Cirne.

A Cotramare foi criada em novembro de 2001 por cerca de 50 catadores do antigo Lixão de Campina Grande, com o objetivo de promover a organização socioeconômica e a melhoria de condições de trabalho e renda dos trabalhadores.