João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba recebe PRF-PB para campanha de doação de sangue

terça-feira, 28 de julho de 2015 - 13:17 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Hemocentro da Paraíba recebeu durante toda a terça-feira (28) doações de sangue e de medula óssea da Polícia Rodoviária Federal. Aproximadamente 20 policiais fizeram suas doações, além de populares e familiares. A campanha, idealizada pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Paraíba (SINPRF-PB), tem como objetivo a valorização do ser humano, salvando vidas.

Doando pela primeira vez, Walter Mota, diretor do SINPRF-PB, falou sobre a importância de manter os estoques de sangues abastecidos. “Estamos aqui hoje com essa campanha dada à necessidade da sociedade paraibana. O Hemocentro tem uma carência de doadores e os hospitais precisam de sangue diariamente. Por esse motivo decidimos vir aqui e fazer a nossa parte”, disse.

Walter ressaltou a rapidez e segurança do processo de doação de sangue. “Doar sangue não tem mistério nenhum, é algo extremamente simples, além de completamente seguro. O material todo é descartável. Você entra numa sala esterilizada, após o exame médico, recebe todas as orientações necessárias. Além disso, você pode fazer o seu cadastro como doador de medula óssea, que é um cadastro nacional. Sabemos como é difícil achar um doador compatível, por isso é importante se cadastrar e doar”, explicou Walter Mota.

Já José Pereira Dantas, presidente do SINPRF-PB, já tinha doado sangue alguns anos atrás para um parente que estava precisando. Ele falou sobre a importância de toda a população abraçar essa causa. “Trabalho na PRF desde uma época onde a gente socorria as pessoas em acidentes. Com os avanços da medicina, só pessoas preparadas passaram a prestar esse socorro, evitando assim um dano maior à vítima. E hoje, realizando a doação de sangue eu me sinto salvando vidas novamente”, disse.

Ele mandou um recado para as pessoas que ainda têm algum medo de doar sangue. “Pense que é por uma boa causa e que não tem prejuízo nenhum para você. Então, se você pode salvar a vida de várias pessoas com apenas esse gesto, porque não? Algumas pessoas têm medo da agulha, da picada, e posso dizer que não dói. É como fazer um exame, só que aqui você estará salvando vidas”, concluiu o presidente do SINPRF-PB.

Rede – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.