Fale Conosco

29 de abril de 2012

Hemocentro da Paraíba recebe jovens para comemorar “Aniversário Solidário”



O Hemocentro da Paraíba foi palco de uma festa muito especial neste sábado (28). A estudante Amanda Loiolla reuniu amigos para comemorar seu aniversário de 21 anos, completados na última quarta-feira (25), doando sangue. Amanda faz parte da ONG Doe Sangue PB, movimento liderado por jovens voluntários, que tem como principal objetivo estimular a doação de sangue usando as mídias sociais para mobilizar a sociedade.

De acordo com Thiago Gonçalo, idealizador e coordenador da entidade Doe Sangue PB, a ideia do “Aniversário Solidário” foi da própria Amanda. “Ela teve essa iniciativa tão nobre de usar esse momento especial, que é sua data de aniversário, para ajudar outras pessoas pela doação de sangue, de medula óssea e de alimentos. Ela convidou amigos do trabalho, da faculdade e pelas redes sociais, e de imediato muitos se sensibilizaram e estão vindo doar pela primeira vez ao longo de todo o dia de hoje” afirmou.

Amanda contou que, por já estar envolvida com a ONG, sabe o quanto atitudes como esta podem ajudar as pessoas. “Em momento algum pensei em pedir outro presente de aniversário. Quem não pode doar sangue, que doe três quilos de alimentos”, ressalta. Os alimentos coletados serão doados ao asilo Associação Promocional Ancião (Aspan), localizado no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Sandra Sobreira, diretora geral do Hemocentro da Paraíba, parabenizou a iniciativa de Amanda e seus amigos. “Toda iniciativa para o bem da população é bem-vinda. A atual gestão estadual elegeu saúde como uma das prioridades e as pessoas estão entendendo isso e ajudando. Recebemos doações semelhantes da torcida do Corinthians e de igrejas. Espero que mais pessoas sigam esse exemplo de amor ao próximo”, disse.

Balanço – O Hemocentro da Paraíba recebe em média 150 doadores por dia. De acordo com a diretora geral, este número ainda está abaixo do ideal, que é de 250. Desde fevereiro, o Hemocentro ampliou seu horário de atendimento e está abrindo aos sábados, das 7h às 17h30.

Condições para doação – O doador de sangue deve ter entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos, é necessário autorização do responsável legal) e pesar acima de 50 quilos. Além disso, o doador deve ter dormido normalmente nas últimas 24 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar alimentado (respeitando intervalo de duas horas após o almoço), e estar saudável.

Além do Hemocentro da Paraíba, localizado em João Pessoa, o Estado conta com o Hemocentro Regional, em Campina Grande; e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

Os telefones de contato do Hemocentro da Capital são 3218-7698/7690.