Fale Conosco

24 de fevereiro de 2017

Hemocentro da Paraíba recebe doações neste sábado e na segunda de Carnaval



O Hemocentro da Paraíba montou uma estratégia especial com horário de atendimento diferenciado para o doador durante o período de Carnaval. Nos dias 25 e 27 de fevereiro, sábado e segunda-feira de Carnaval, a unidade estará aberta para receber doações de sangue das 7h às 13h. No dia 28, terça-feira, o Hemocentro estará fechado para o público, e, no dia 1º de março, quarta-feira de cinzas, abrirá a partir do meio-dia. Já o serviço de liberação de sangue para hospitais continuará funcionando 24 horas, sem interrupção.

A diretora do Hemocentro, Luciana Gomes Vieira, reforça o convite para todos que tiverem oportunidade de doar sangue ou o cadastro de medula óssea para comparecem ao Hemocentro. Ela lembra que o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo.

“É um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas”, destacou Luciana Gomes.  Ela esclarece ainda que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata.

Estão aptos a doar sangue os candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg, que tenham dormido normalmente nas últimas 24 horas, não tenham  ingerido bebida alcoólica ou fumado e que estejam  alimentados, dando intervalo de 2 horas após o almoço.  O candidato menor de 18 anos precisa apresentar um termo de autorização dos pais ou responsável legal.

Para doar o candidato precisa ainda apresentar um documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Todos os critérios para doação de sangue são regulamentados pelo Ministério da Saúde (MS) e cumprem princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.

LIBERAÇÃO DE SANGUE – O Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Durante o Carnaval o atendimento das demandas por sangue permanecerá em funcionamento 24 horas.