Fale Conosco

27 de abril de 2016

Hemocentro da Paraíba realiza curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde



O Hemocentro da Paraíba deu início, na manhã desta terça-feira (26), ao II Curso de Sensibilização para Captação de Doadores de Sangue para Agentes Comunitários de Saúde de João Pessoa, com o objetivo de formar agentes multiplicadores capacitados para encaminhar e orientar a população a respeito da doação de sangue, doação de medula e coagulopatias.

“O agente comunitário de saúde é um elo importantíssimo no contato com as famílias, e através do curso de sensibilização buscamos trazer esse profissional para trabalhar em conjunto conosco e conseguirmos conquistar mais pessoas para o ato da doação”, explica a coordenadora de ações estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A programação do curso conta com palestra das assistentes sociais sobre o ciclo do sangue, processamento e distribuição, hemorrede, com foco para formas de captação de doadores. Além das palestras, os agentes comunitários fizeram o Hemotur, acompanhados das assistentes sociais para conhecer os setores e o funcionamento da instituição.

Para concluir o encontro, o grupo recebeu a palestra da hematologista Sandra Sibele para ajudar os profissionais a identificarem pacientes com coagulopatias e poderem indicar o procedimento de encaminhamento até o hemocentro.

“Mais uma vez o saldo do curso é positivo, e é muito bom poder ver esses profissionais capacitados e motivados para serem agentes multiplicadores parceiros do trabalho do hemocentro nas comunidades”, enfatiza a diretora geral do hemocentro, Sandra Sobreira.

O curso de sensibilização contempla os cinco distritos sanitários de saúde do município.