Fale Conosco

4 de março de 2016

Hemocentro da Paraíba realiza campanha de doação de sangue alusiva ao Dia da Mulher



Em comemoração ao dia da mulher, o Hemocentro da Paraíba inicia nesta terça-feira (8) a Campanha de Doação Feminina, que se estende até o final do mês. Na abertura da campanha, as doadoras serão recepcionadas com música e atividades recreativas, além de ginástica laboral, sorteio de brindes e lanche especial.

Com o slogan “‘Doe sua bolsa mais bonita”, a Campanha de Doação Feminina tem por objetivo estimular as mulheres a se tornarem doadoras, contribuindo assim para o aumento do estoque de sangue e do número de voluntárias. “Aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando a campanha de doação feminina, estimulando as mulheres a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, a doação feminina chega a 27% das doações, mas ainda está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%.

A diretora lembrou que a falta de informação compromete a doação feminina. “Muitas pessoas pensam que as mulheres não podem fazer doação, mas a única diferença em relação aos homens é que elas precisam de um intervalo maior de tempo entre as doações. Enquanto o homem precisa de, no mínimo, dois meses, a mulher precisa de três. Elas só não podem doar se estiverem gestantes ou amamentando”, explicou.

Coletas externas – Outra ação que será realizada durante todo esse mês são as coletas externas. No dia 8, em comemoração ao Dia da Mulher, o Hemocentro realizará a ação de coleta na Reitoria da UFPB. Na quarta-feira (9), as coletas externas serão realizadas no município de Jacaraú, e no sábado (12), na Primeira Igreja Batista. Na quarta-feira (16), a unidade móvel estará no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e no sábado (19) na Igreja Cidade Viva, no Bessa. A programação de coletas externas será finalizada na quarta-feira (30) na Unipê. Todas as coletas terão início às 8 horas, e término às 16 horas.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, dando intervalo de três horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.