João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba inicia de campanha de doação feminina

terça-feira, 8 de março de 2016 - 17:23 - Fotos: 

Hemocentro da Paraíba inicia de campanha de doação feminina

O Hemocentro da Paraíba lançou, nesta terça-feira (8), a Campanha de Doação Feminina em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o slogan “Doe sua bolsa mais bonita”, as doadoras foram recepcionadas pelo grupo de música Paraibone, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e com atividade laboral.

A campanha se estende por todo o mês de março e tem por objetivo aumentar o número de mulheres doadoras, enfatizando a conscientização da importância da mulher nesse processo. “Nesse mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando essa campanha de doação feminina estimulando as mulheres a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, explicou a diretora geral do hemocentro, Sandra Sobreira.

A enfermeira Elaine Velêz é doadora há mais de dez anos, e foi a funcionária da instituição com o maior número de doações, sendo homenageada ao lado de Sheila Ferreira de Souza, doadora mais jovem com o maior número de doações.

Para Elaine, a doação é um momento único. “Quando você vê que seu sangue vai ser encaminhado para uma pessoa que está precisando, é incrível. A sensação é única. Só sabe quem doa”.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, ressaltou as especificidades na doação feminina. “A mulher, assim como o homem, pode doar e apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem a doação das mulheres. O intervalo para cada doação é de dois meses para o homem e três meses para a mulher”, explicou.

Coletas externas – Outra ação que será realizada durante todo esse mês é a coleta externa. Nesta terça-feira (8) em comemoração ao Dia da Mulher, o Hemocentro fez a ação de coleta na Reitoria da UFPB. Nesta quarta-feira (9), a coletas externa será realizada no município de Jacaraú, e no sábado (12), na Primeira Igreja Batista, em João Pessoa. Na quarta-feira (16), a unidade móvel do Hemocentro estará no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e no sábado (19) na Igreja Cidade Viva, no Bessa. A programação de coletas externas será finalizada na quarta-feira (30) na Unipê. Todas as coletas terão início às 8h, e término às 16h.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, dando intervalo de três horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.