João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba inicia Curso de Formação de Avaliadores em parceria com o Ministério da Saúde

terça-feira, 19 de julho de 2016 - 17:25 - Fotos: 

O Hemocentro da Paraíba iniciou, nesta terça-feira (19),  em parceria com o Ministério da Saúde, o Curso de Formação de Avaliadores para o Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH), com o objetivo de formar avaliadores que irão atuar na hemorrede do Estado com visitas técnicas nos Hemonúcleos e Agências Transfusionais.

“Neste momento, buscamos formar pessoas para avaliar nosso serviço. Em 2011 formamos cinco pessoas, e hoje temos esta qualificação novamente, com a possibilidade de criar uma equipe maior, uma verdadeira conquista”, explica Katia Navarro, da Gestão da Qualidade do Hemocentro da Paraíba e avaliadora do PNQH.
O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede busca promover a qualificação técnica e gerencial da hemorrede pública nacional, identificando áreas críticas e estratégicas para priorizar investimentos de recursos. Os participantes do curso são funcionários efetivos administrativos e técnicos, com nível superior e tempo de serviço mínimo de três anos na rede, e passaram por um edital de seleção.

O enfermeiro Orlando Ventura enfatiza que a formação de um grupo maior de avaliadores facilita e agiliza o trabalho da gestão da qualidade na hemorrede. “As visitas são momentos para analisar os problemas e cobrar a melhoria dos sistemas. Esses cursos promovidos pelo hemocentro são importantes para que o ciclo se reúna e se renove”, explicou.

Para Jane Terezinha Martins, da Coordenação Nacional do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a importância da formação de avaliadores está na garantia da qualidade. “O controle de qualidade busca elevar a qualidade de todo nosso produto e serviço, para termos uma garantia da segurança de todo o processo, como produção, uso, armazenamento, manipulação e distribuição”.

A diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira, ressalta o compromisso da instituição nesta formação para os funcionários. “Essa é uma oportunidade de promover a qualificação dos nossos profissionais, onde eles estarão à frente dos próximos momentos avaliando e garantindo a qualidade dos nossos serviços”, disse.

A formação contará com uma simulação e aplicação em grupo, com os instrumentos do PNQH nesta quarta-feira (20), e visitas técnicas em agências transfusionais na quinta-feira (21), e ainda a deliberação de um plano de trabalho, com cronogramas e compromissos firmados com os participantes.