João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba inicia campanha “Junho Vermelho” e comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

terça-feira, 14 de junho de 2016 - 17:05 - Fotos: 

O Hemocentro da Paraíba lançou, na manhã desta terça-feira (14), a campanha de incentivo à doação de sangue “Junho Vermelho”, que ocorre em vários estados do país. A data foi escolhida em razão da comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue.

Os doadores foram recepcionados com músicas juninas, palestras, ginástica laboral, comidas típicas de São João. Os doadores Azenete de Carvalho e Luis Paulo Firmino foram homenageados por terem o maior número de doações e estarem completando aniversário nesta terça-feira.

“Hoje é um momento especial, onde parabenizamos os doadores pelo seu dia e pelo gesto de solidariedade, e ainda fazemos um apelo para toda a sociedade sobre a importância de doar sangue e salvar vidas”, explica a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral.

No estado, a campanha segue até o dia 30 de junho, e se estende em toda a hemorrede, composta de dois Hemocentros (coordenador, na capital e o regional, em Campina Grande) e 11 Hemonúcleos. “O nosso objetivo é chamar as pessoas para que façam a doação antes dos festejos juninos, para conseguirmos manter o estoque e atender as demandas do período”, disse a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

Ainda esse mês acontecem duas ações de coleta externa, uma no dia 18 (sábado), no Shopping Mangabeira e no dia 30 (quinta-feira), na CBTU. “Agora mais do que nunca contamos com a colaboração de todos, pois sabemos da necessidade e urgência de sangue, e a dificuldade de doações devido ao período festivo e de férias, quando o número de doadores diminui”, esclarece Divane.

Junho Vermelho: O “Junho Vermelho” começou em São Paulo. Foi escolhido este mês devido ao frio e férias, quando há uma grande queda nas doações de sangue. No Nordeste, um dos motivos para se realizar a campanha é o período junino. “Como esta é uma das datas mais comemoradas na nossa região, as doações também diminuem, mas a demanda aumenta devido o número de acidentes de trânsito e queimaduras. Portanto, sugerimos que as pessoas, antes de irem pros festejos, passem no Hemocentro e façam suas doações para desfrutar do prazer de salvar vidas das pessoas necessitadas de generosidade”, explica Sandra.

Condições para ser doador de sangue

Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.