Fale Conosco

4 de maio de 2016

Hemocentro da Paraíba inicia campanha de doação feminina alusiva ao dia das mães nesta sexta-feira



O Hemocentro da Paraíba inicia, nesta sexta-feira (6), a campanha de doação feminina alusiva ao dia das mães. Com o tema “Mãe, doadora de amor, carinho, sabedoria e vida”, a programação contará com uma manhã especial, com atividades laborais, distribuição de brindes, e homenagem para a mãe doadora com o maior número de doações.

De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, o número de doadoras mulheres é menor que o de homens e a campanha busca desmistificar alguns medos femininos com relação à doação de sangue. “Com essa campanha buscamos aumentar o quantitativo do público feminino, para alcançarmos a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 30%”, observou.

Sandra Sobreira explicou que o intuito é mostrar que a mulher pode doar da mesma maneira que o homem. “Criou-se um mito que mulher não pode doar porque menstrua ou porque vai engordar; e nada disso é real. O único empecilho para mulher doar é estar no primeiro ano de amamentação ou estar grávida”, esclareceu.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral, “o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata”.

“Sangue não se compra. Doar é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando precisa”, lembrou Sandra Sobreira. A campanha de doação feminina se estende por todo o mês de maio.

Coletas externas – Outra ação que será realizada durante todo esse mês são as coletas externas. Nesta quarta-feira (4), a unidade móvel de coleta está na Usina Japungu, em Santa Rita, e no sábado (7) estará na Praça da Paz, nos Bancários. No dia 11 (quarta-feira), na Central de Aulas da UFPB, no sábado (14) na Fundação Bradesco, e na quarta-feira (18), na escola de inglês Minds João Pessoa, no Miramar. No sábado (21), os candidatos à doação poderão comparecer na Praça Alto da Boa Vista, no município de Bayeux (projeto Vida por Vidas), na terça-feira (24) no Banco do Brasil do município de Sapé, e na quarta-feira (25) no Centro Universitário Unipê. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (28), no Centro Espírita “O Consolador”, no Geisel. Todas as coletas terão início às 8h, e término às 16h.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de 11 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itabaiana, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.